Autoridades, convidados, imprensa e representantes de muitos outros segmentos da sociedade local ligados ao Friburguense Atlético Clube estiveram na manhã de sexta-feira, 20, no lançamento da pedra fundamental do Centro de Treinamento e Promoção Social Friburguense Atlético Clube/Aldeia da Criança Kinderdorf Rio. Um sonho antigo de vários dirigentes do clube e que o atual presidente, Raul Marcos Pires Gonçalves, tornou realidade, colocando o tricolor da serra no topo do futebol do interior do estado do Rio de Janeiro, principalmente porque nenhum clube do interior tem agora a estrutura que o Frizão passa a ter com este investimento.
É uma parceria com a Aldeia da Criança Kinderdorf Rio, que beneficiará também as crianças da cidade, especialmente da região de São Lourenço, Centenário, Três Picos etc, onde está localizado o projeto. Dotado de uma infraestrutura maravilhosa, o novo CT do Fri terá três campos de futebol – dois para treinamentos e um reversível para treinamento de goleiros –, vestiários, refeitório, cozinha, departamento médico, dormitórios, rouparia, depósito de material, sala da comissão técnica, departamento médico. São sete casas construídas no formato de alojamento. “Temos uma estrutura maravilhosa e estamos oferecendo nessa parceria com o Friburguense porque é um projeto arrojado e pode colocar o time da nossa terra como o pioneiro nesse projeto social e, ao mesmo tempo, servir de exemplo talvez para o Brasil inteiro”, afirmou Franz Hillebrand, gerente geral da Kinderdorf Rio.
No local serão oferecidos cursos práticos e profissionalizantes, haverá ginásio coberto, administração, programa de saúde, creche e um centro familiar. “Hoje já temos aqui curral, cocheira, animais, grande área de plantação, os dormitórios, que precisam ser adequados, salas construídas, poderemos ainda plantar e colher, além de toda facilidade que o setor de futebol do Fribuguense vai usufruir com este projeto. E não é longe, está a 20 minutos do centro da cidade. Nosso objetivo é formar aqui os nossos valores, além de realizar um sonho antigo que vários presidentes que passaram pelo clube tentaram, mas não conseguiram fazer face às circunstâncias de crise financeira”, disse o presidente Raul Marcos.
Ao todo são cem mil metros quadrados de área, avaliados aproximadamente em dois milhões de euros, como afirmou o deputado estadual Olney Botelho, um dos responsáveis pelo projeto, já que foi ele que aproximou a diretoria tricolor da Kinderdorf. “Sem dúvida isso vai beneficiar muitas crianças, integrando jogadores, promovendo intercâmbio com a Alemanha e com todo o futebol brasileiro. A gente que passou pelas categorias de base do clube sabe que o sonho de todo garoto é vestir a camisa do time profissional e com este espaço a diretoria poderá fazer esse trabalho de valorização e renovação do elenco tricolor e no futuro fazer craques para vender e fazer caixa”, afirmou Olney Botelho.
Da mesma opinião é o deputado estadual Rogério Cabral, que também lá esteve. “É muito importante para nossa cidade essa ideia do Olney e da diretoria do Friburguense, porque nossas crianças terão um motivo a mais para estudar. Precisamos construir não só atletas, mas homens de caráter, que esse Brasil tanto necessita”, destacou Rogério. Para o secretário municipal de Esportes, Frank James Fernandes, “o Friburguense dá o primeiro passo para se tornar grande. Um clube do interior com uma estrutura dessas não é para qualquer um, precisa ter coragem e nesse quesito os dirigentes do Friburguense estão de parabéns, porque estão colocando também o nome da cidade no cenário internacional”, ressaltou Frank James. Já o vice-prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto, que representou o prefeito Heródoto Bento de Mello, assim se manifestou: “Uma parceria dessas faz com que a cidade cresça, valorize nossos jogadores, inicie um trabalho social muito importante para a criação da personalidade das crianças de Nova Friburgo, sem contar que vai manter intercâmbio com a Alemanha, um país cujo futebol é vibrante. Isso vai fazer com que possam exportar e importar jogadores de futebol para toda a Europa no futuro”.
À solenidade compareceram ainda Adilson Pereira dos santos (ex-goleiro do Friburguense), Luiz Fernando Bachini (presidente do Nova Friburgo Futebol Clube), Antonio Baptista Filho (presidente eleito do Nova Friburgo Country Clube), vereadores Luciano Faria, Edson Flávio Coelho, Manoel Martins, pastor Armindo Müller, professor Cadu, Waldemir Velozo, vários sócios, diretores e conselheiros do Friburguense, Jones Costa Canto (ex-presidente), Carlos Alberto Nideck (ex-presidente), entre outros. A solenidade teve como mestre de cerimônia o jornalista Diwaldo Guizi. A mesa que dirigiu a cerimônia foi composta por Franz Hillebrand (gerente geral da Kinderdorf Rio), professor Raul Marcos (presidente do Fri), Walter Aguilera Campos (presidente da Aldeia Kinderdorf), os deputados estaduais Olney Botelho e Rogério Cabral, Frank James Fernandes (secretário municipal de Esportes), Dermeval Barboza Moreira Neto (vice-prefeito, representando o prefeito Heródoto Bento de Mello).
Deixe o seu comentário