Centro de Referência LGBT apresentado a autoridades

segunda-feira, 30 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Resultado de um convênio entre o governo do estado, através da Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e a Prefeitura de Nova Friburgo, o Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT - Hanna Suzart ganhou reforma completa de suas instalações, que visa atender a região serrano-centro fluminense, cuja população é estimada em quase 500 pessoas: 484.692 habitantes. O Centro de Referência foi apresentado durante o seminário, realizado nos dias 23 e 24, durante o qual foi discutida a construção da Rede de Proteção Básica do Estado do Rio de Janeiro, debatendo formas de interação e mobilização de sociedade civil e poder público.

“Para o exercício pleno da cidadania, o ser humano também deve ter o direito de expressar seu afeto em público, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Não defendo o atentado ao pudor, mas sim a livre expressão da sexualidade, o respeito aos LGBT e extinção dos crimes de ódio contra essa população. É dever do Estado, através de nossa Secretaria de Assistência Social, trabalhar em parceria com os municípios, garantindo e assegurando os direitos humanos”, enfatizou o superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento.

 

No arco-íris, o verde e o amarelo

Um breve histórico do Movimento LGBT, especialmente no contexto fluminense, foi esboçado pelo superintendente com o objetivo de posicionar as autoridades da importância de implantação daquele Centro. Estiveram presentes, o secretário e o sub-Secretário de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho de Nova Friburgo, respectivamente Christiano Huguenin e Gilberto Paulo de Souza; o secretário de Segurança de Teresópolis, Jefté Apolo Laet Moutinho, e a diretora da Universidade Estácio de Sá, Elaine Hipólito.

“As pessoas ainda não se deram conta de que, no centro da bandeira do arco-íris, temos as cores: verde e amarela. Esta casualidade apenas legitima minha certeza de que a população LGBT deve ser respeitada, enquanto brasileiros e brasileiras que possuem direitos e deveres assegurados por nossa Carta Magna”, observou o secretário municipal Christiano Huguenin.

Jefté Apolo Laet, secretário de Segurança de Teresópolis, disse estar muito feliz por ter tido uma grande aula de cidadania. “Vim mais ouvir do que falar; acho que como contribuintes de impostos, todos devem ter seu direito à segurança assegurado, pois para o poder púbico, todos são iguais perante a lei”, afirmou.

Localizado na avenida Alberto Braune, 223, o Centro de Referência de Nova Friburgo acolhe vítimas de violência homofóbica, prestando orientações, distribuindo material informativo de prevenção de DST, direitos civis e ainda presta apoio psicológico e judicial. O Centro de Referência atenderá, também, moradores de: Cachoeiras de Macacu, Duas Barras, Bom Jardim, Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Carmo, Trajano de Morais e Teresópolis – municípios da região de sua abrangência.

Os interessados também podem entrar em contato com os serviços, pelo Disque Cidadania LGBT (0800 0234567).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade