Entre janeiro e fevereiro, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Crem) fez revisão e cadastro de todo o trabalho já realizado, desde a sua fundação em 2006, e também das que estão em andamento. E ainda avaliação do trabalho de rede e agendamentos para novos atendimentos e retornos, assim como arquivamento dos casos findos.
“Agora em março, mês em que as mulheres são homenageadas, em todo o mundo, vamos promover diversas ações, visando articular os serviços de rede. O Crem terá como parceiras a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), os Cras, o Centro de Convivência da Melhor Idade, Aldeia da Criança Alegre, Conselho Tutelar, Secretaria estadual de Assistência Social, além dos meios de divulgação”, revelou a advogada Rosângela Cassano, coordenadora da entidade.
Também está sendo implementado o projeto Inovações de Atendimento, que pretende ir aos distritos, com atendimentos nas sedes de associações de moradores e/ou Cras. “Uma vez por mês formaremos um grupo de reflexão, com roda de conversa e atendimento diferenciado às pacientes que necessitam de apoio para sua emancipação e superação do ciclo de violência. Este grupo é formado por pessoas que apresentam várias sequelas da violência, e acontecem a cada 30 dias, em horários alternativos”, informou Cassano.
O que é o Crem
O Crem tem por finalidade atender as mulheres vítimas de violência e oferecer assistência psicológica, social e jurídica. Conta com uma equipe técnica especializada, comprometida e capacitada pelo Sudim (Superintendência dos Direitos da Mulher), da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), que acolhe as vítimas de violência encaminhadas pela rede ou que procuram ajuda espontaneamente. É composta exclusivamente por mulheres.
Foi criado a partir de um “Projeto de Identidade Feminina”,em 2006, amparado por lei municipal, atuando na área de direitos humanos, e selecionado e apoiado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (governo federal). Durante este processo a prefeitura de Nova Friburgo aderiu ao Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, sendo o primeiro município da Região Serrana a assumir o compromisso com políticas voltadas para as mulheres.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Alberto Braune 223, Centro. Telefone (22) 2525 9226 / e-mail: crem@pmnf.rj.gov.br. Ou 9 9909 3081 (Rosângela Cassano).
Programação
Dias 7, 8, 9, 10 e 11 de março, em horários variados, ações e palestras nos quatro Cras, hospitais e maternidade, durante todo o mês, além de uma exposição de fotografias:
* 16, das 13h às 17h:
atendimento no Terra Nova
* 23, das 13h às 16h:
atendimento em Amparo
* 30, das 13h às 16h:
atendimento em Lumiar
Deixe o seu comentário