(SECOM) O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), com sede em Recife, enviou a Nova Friburgo na ultima quinta-feira, 17, dois representantes que estão à frente do projeto Avaliação, Modernização e Implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos do Nordeste para conhecerem as experiências e as boas práticas do Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para a Indústria do Vestuário de Nova Friburgo e alguns segmentos do polo industrial da cidade.
O secretário interino do Programa de Desenvolvimento do Trabalho de Nova Friburgo, Ângelo Augusto Jaquel Júnior, recebeu com sua equipe, no Centro de Formação Profissional, o diretor presidente do Itep, Frederico Cavalcanti Montenegro e a superintendente de Inovação Tecnológica do órgão, Marcia Lira.
O presidente Frederico informou que o projeto é executado pelo Itep, em parceria com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com o objetivo de avaliar os centros vocacionais tecnológicos do Nordeste quanto a sua efetividade para os setores produtivos e territórios onde estão inseridos, concebendo uma modelagem para novos Centros Vocacionais.
Frederico apresentou a Ângelo um breve relatório contendo a avaliação e diagnóstico de um trabalho realizado em 2008 sobre os CVTs do Nordeste e relatou sobre a realidade da região: “a confecção é um dos segmentos produtivos de Pernambuco, sendo que na fabricação de jeans, produtos de cama, mesa e banho, e moda íntima; é o segundo maior polo do Brasil em confecção, mas ainda há 80% de informalidade, segundo Censo do Sebrae, ou seja, é um polo ainda instável”.
Ciência e Tecnologia: projetos inovadores
O secretário Ângelo detalhou o funcionamento do Centro de Formação, que procura atingir não só os objetivos, mas também as metas, uma das preocupações citadas por Frederico em relação ao descompasso com as mudanças políticas. Nesse sentido, Ângelo disse que logo assim que o prefeito Heródoto Bento de Mello assumiu o governo, ele e o secretário Geral, Braulio Rezende, foram pessoalmente conhecer o trabalho e as instalações e decidiram dar continuidade ao trabalho: “o prefeito é um homem de visão. Ele pretende criar uma Secretaria de Ciência e Tecnologia, entre outros projetos inovadores. Heródoto sempre diz que precisamos pensar em ações com o olhar voltado para além das montanhas”.
Os representantes do Itep, Frederico e Márcia, não ficaram surpresos com todos os detalhamentos relatados por Ângelo e sua equipe, uma vez que já tinham o Centro de Formação Profissional como uma referência para casos de sucesso. “Em poucas cidades brasileiras, o governo municipal está preocupado com políticas públicas”, destacou Frederico. E Ângelo acrescentou: “o Centro de Formação Profissional é uma política pública consolidada. Nosso objetivo e meta é qualificar pessoas de baixo poder aquisitivo. Estamos buscando condições de fornecer também o transporte para esses alunos e inseri-los no mercado de trabalho, sempre que possível, além de ampliarmos o espaço para atender as demandas dos cursos”.
O coordenador do Centro de Formação, Edmilson Schneid, que trabalha no local desde a sua criação, em abril de 2005, informou que tudo começou com cursos de corte e costura e, aos poucos, o trabalho foi sendo ampliado: “a verba para implantação do Centro veio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente, todas as despesas do Centro são custeadas com orçamento da Prefeitura e os profissionais da equipe estão qualificados para exercerem suas funções”.
Seja na região Sudeste ou Nordeste, o assunto em destaque durante a visita foi a importância da consolidação de parcerias. Durante a tarde, Ângelo agendou visita ao Instituto Politécnico da Uerj e com representantes do Conselho da Moda, que a cada dia estreitam as relações com o poder público em prol do desenvolvimento econômico do município, através do setor de moda íntima.
Deixe o seu comentário