Acontecia em 1945
No dia 7 de abril de 1945, sob a gerência do jornalista Juvenal Marques Filho, tinha início a carreira de sucesso do jornal A Voz da Serra. Estampado ao centro da primeira página desse primeiro exemplar podia se ler:
“Apresentando-nos
Com o presente número, ingressa A Voz da Serra nas lides do periodismo nacional, movida do sadio intuito de colaborar com o nosso povo em prol da maior grandeza da pátria.
Aos menos avisados parecerá ousadia de nossa parte e quiçá demasiada pretensão abrirmos com tais palavras esta primeira página do nosso número inicial; mas, se aventurarmos a escrevê-las, é porque estamos cônscios da importância que a pequena imprensa, a do interior, representa como força moral e construtiva, quando tem a guiá-la superiores interesses como os que nos propusemos exercitar. Para tanto, nos faltarão, mercê de Deus, o incentivo, o apoio, a solidariedade do povo culto e bom de nossa terra para que possamos levar a termo obra de tamanha relevância...
… Daremos a Friburgo um órgão de feitio atraente, moderno e popular, com boas seções, de informação e colaboração seleta, que interprete com precisão a alma da nossa gente, seja eco das suas aspirações, o veículo dos seus anseios. Assim, A Voz da Serra espelhará em suas colunas tudo que disser respeito, particular e principalmente, dentro da limitada periferia em que vai circular as necessidades e os reclamos da população a cujo serviço nos poremos com ardor e dedicação...”
O que não era possível prever naquele primeiro sábado de abril de 1945 era que o esforço daqueles homens, fundadores do jornal, Américo Ventura Filho, José Côrtes Coutinho, Dante Laginestra, Juvenal Marques, Juvenal Marques Filho, Carlos Rotay, Odílio Quintaes, Carlos Cortes, José Ferreira e Messias de Moraes Teixeira, seria recompensado, pois, passados 64 anos, o jornal continua a exibir manchetes diárias de interesse de nossa sociedade. Então, ao contrário do que se imaginou, “ousadia de palavras ou demasiada pretensão”, fora a certeza expressa na frase: “...estamos cônscios da importância que a pequena imprensa, a do interior, representa como força moral e construtiva, quando tem a guiá-la superiores interesses como os que nos prepusemos exercitar.”.
No dia 7 de abril do próximo ano o Jornal A Voz da Serra completará 65 anos de serviços prestados à comunidade de Nova Friburgo. O Centro de Documentação D. João VI parabeniza, de forma antecipada, o seu proprietário, Laercio Ventura, assim como toda a equipe técnica, e anuncia: Os primeiros exemplares do jornal, do ano de 1945, já estão disponíveis para pesquisa e leitura, no site www.djoaovi.com.br, conforme prometido. Assim, aos poucos, o novo Pró-Memória inova, e segue em frente, esbanjando tecnologia pra todo lado. É isso aí.
Nelson A. Bohrer (Guguti)
Deixe o seu comentário