Quem aprecia artes plásticas tem um encontro marcado com três novas exposições que serão abertas amanhã, 28, às 19h30, no Centro de Arte (Praça Getúlio Vargas 71, Centro). Rusllon Vieira Aguiar mostra suas aquarelas com a exposição “A arte da pesca com mosca”, na Sala Villa-Lobos; João Batista Felga de Moraes, “Retrospectiva—um pouco da arte de Felga”, com óleos, tapeçarias, desenho aquarelado, serigrafia e madeira, na Sala Guignard; e José Elias da Silva, “Pinturas”, óleo sobre tela, pigmentos sobre tela e marcador permanente, na Sala Nêgo. As três permanecerão abertas ao público até o dia 23 de novembro.
A ARTE DA PESCA COM MOSCA - Com suas aquarelas, Rusllon promove um mergulho artístico no mundo da mais bela e romântica modalidade de pesca. Nascida antes do Século II e reinventada diariamente pela criatividade de seus aficionados praticantes, para Rusllon a pesca com mosca vira inspiração para arte.
O artista é friburguense e desenha desde criança. Iniciou o curso de arte na Universidade Federal de Juiz de Fora, interrompido após dois anos. De volta a Nova Friburgo, Rusllon tornou-se empresário do ramo de lingerie e a arte passou a ser um hobby, uma forma de extravasar a criatividade.
Rusllon foi aluno de Raimundo Peres, com quem deu prosseguimento às aulas de aquarela obtidas na faculdade. Ele só pinta com esta técnica e, aficionado por pesca, une o útil ao agradável. Já pescou na Patagônia, Chile, Caribe, Amazônia, Mato Grosso e também trutas no Rio Macaé, em Macaé de Cima.
Esta é a primeira exposição individual de Ruslon, que já havia participado de uma coletiva no próprio Centro de Arte, onde pretende expor 15 trabalhos de tamanhos e preços variados. Os quadros da exposição também podem ser conferidos no site www.rusllon.com.
RETROSPECTIVA – UM POUCO DA ARTE DE FELGA – O veterano artista Felga já perdeu a conta de quantas vezes expôs no Centro de Arte, pelo Brasil afora e no exterior, como na Suíça, Suécia, Espanha, Itália e Alemanha, países que visitou, e nos Estados Unidos, para onde enviou seus trabalhos.
Autodidata, Felga desenha e pinta desde o 5 anos. Aos 12 anos já decorava o salão do Nova Friburgo Country Clube para o carnaval, à época do seu primeiro presidente, Antônio Roussolières. Já trabalhou com enfeites para o carnaval de Nova Friburgo e outros dez municípios, durante 25 anos. Trabalha também com troféus.
Felga está reativando seu ateliê em Nova Friburgo, situado no Parque Santa Elisa, e abrindo outro em Búzios, onde pretende concentrar parte de seu trabalho.
PINTURAS – José Elias é natural do Estado da Paraíba. Esta é sua segunda exposição. A primeira foi realizada na Sala Mônica Araújo, em 2010. Autodidata em artes plásticas, tem 65 anos e participou de três concursos do Banco Real e do Talentos da Maturidade.
José Elias, além de artista plástico, é desenhista, tipógrafo, arte-finalista e tem experiência em impressos e artes gráficas em geral.
As três exposições podem ser apreciadas de terça a sexta-feira, das 11h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h. A entrada é franca.
Deixe o seu comentário