Centro de Arte está sendo reestruturado e terá exposição do acervo do Country Clube

quinta-feira, 16 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O presidente do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) e diretor do Centro de Arte desde o início deste ano, Chico Figueiredo, está desenvolvendo um trabalho no sentido de reestruturar esse importante espaço cultural, além de resgatar a memória de Nova Friburgo, seus artistas e seus trabalhos, que segundo o diretor, é de uma grande riqueza. Dentro dessa diretriz, Chico Figueiredo imagina ser o Nova Friburgo Country Clube o detentor do maior acervo artístico da cidade. São mais de 300 quadros, muitas esculturas, mais de mil fotos, entre outras obras artísticas. E aproveita o transcurso dos 52 anos do Country (dia 20 próximo) para prestar homenagem ao clube com uma exposição de parte do seu acervo.

Chico Figueiredo faz elogios ao colega do Gama, Julio Cesar Seabra Cavalcante (Jaburu), que presidiu durante 12 anos o setor cultural do Country e conseguiu nesse período dar uma dimensão toda especial ao acervo do clube. Ao deixar o cargo, todo esse acervo ficou preservado, com obras de artistas friburguenses e de outros lugares, alguns já até falecidos.

- Além de estar homenageando o Nova Friburgo Country Clube eu estaria também mostrando este acervo, talvez o maior que Nova Friburgo tenha, para a toda a população, para as pessoas que gostam de arte, e a importância de um acervo desses na cidade -, salienta Figueiredo.

O diretor, através do secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, e por intermédio de Henrique Cordeiro e Dilva de Moraes, conseguiu com o presidente do Country, Francisco Dagfal, a montagem da exposição, que ocupará todas as dependências do Centro de Arte com apenas parte do grande e rico acervo no período de sexta-feira, 17, a 7 de maio. A visitação poderá ser feita das 11h às 21h, de terça a sexta-feira, e das 14h às 21h, aos sábados, domingos e feriados, com entrada franca.

Segundo Chico Figueiredo, a exposição é uma boa oportunidade para se observar parte do valioso acervo do Country Clube no Centro de Arte, situado bem no coração da cidade (Praça Getúlio Vargas, 71, Centro). O diretor frisa que a homenagem parte da Secretaria Municipal de Cultura ao Nova Friburgo Country Clube, através do Centro de Arte.

Com essa exposição, Chico pretende dar início ao seu trabalho de valorizar principalmente os artistas de Nova Friburgo, as artes plásticas, o teatro, entre outras manifestações artísticas. “O objetivo é resgatar a autoestima daquele espaço, dar um valor maior ao Centro de Arte, um espaço referência, o mais antigo que talvez Nova Friburgo tenha, e que tem de ser resgatado, colocado onde merece, como o melhor e mais aconchegante espaço cultural da cidade”.

A exposição do acervo do Country Clube é a quarta deste ano no Centro de Arte, porém será a que concentra o maior número de artistas e as mais variadas modalidades de trabalhos, como pinturas, esculturas, fotografias, objetos decorativos, entre outros. Só resta agora esperar a abertura da exposição, visitá-la e admirar as peças expostas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade