(SECOM) - Na manhã da última segunda-feira, 20 de julho, o prefeito Heródoto Bento de Mello reuniu-se com os chefes de instrução do Tiro de Guerra local - primeiro-sargento Isaías Henrique de Oliveira e o segundo-sargento Anderson Carlos Rodrigues de Menezes Bispo - e ainda com parte de seu secretariado para tratar dos preparativos da celebração do centenário do TG 01010, que se comemora a 15 de agosto próximo. Uma vasta programação já está esboçada, entre o período de 15/08 a 07 de setembro, feriado do Dia da Independência - data em que o desfile militar deste ano também será comemorativo do aniversário da única unidade do Exército Brasileiro no município.
No entanto, o ponto alto da festa será um desfile antecedendo à tradicional parada militar, e que acontecerá no domingo, 16 de agosto. A apresentação cujo local ainda será definido - na principal avenida da cidade, a Alberto Braune ou na Praça do Suspiro -, possivelmente contará com a participação da companhia e banda do 32º Batalhão Imperador, de Petrópolis, que desfilou em 16 de maio último na cidade - além de ex-combates, ex-atiradores e de tanques de combate, numa encenação inédita na cidade e que ainda contará, no início da noite, com o concerto da Orquestra Sinfônica da Vila Militar, no teatro de arena da Praça das Colônias, no Suspiro.
A reunião do prefeito com os representantes do TG 01010 e secretários municipais foi realizada na véspera de seu encontro, no Rio, com o General de Divisão Jorge Armando de Almeida Ribeiro, Comandante da 1ª RM - Região Militar, a quem foi levar oficialmente o convite para a participação nas festividades, bem como para convidar ainda o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, para que venha a Nova Friburgo se integrar às festividades. “O Tiro de Guerra é uma instituição popular. A comemoração de seus cem anos merece ser celebrada à altura de sua história, fortemente ligada à própria história de Nova Friburgo, sobretudo neste instante em que nos preparamos para os 200 anos de fundação da cidade”. - defendeu o prefeito, que quer ainda solicitar ao Comando da Aeronáutica a vinda da Esquadrilha da Fumaça para uma apresentação especial de abertura do desfile de 16 de agosto.
Programação extensa já terá homenagens na Festa Suíça
A ideia é que a programação do Centenário do TG local dure mais de 20 dias - entre 15 de agosto a 07 de setembro - mas desde o domingo, 02 de agosto, já terá homenagens. A primeira delas será o projeto Banda na Praça Especial, a ser realizado dentro da Festa da Suíça (01 e 02 de agosto, na Praça das Colônias - Suspiro), sendo que no sábado, 02, a apresentação já programada da Banda Sinfônica Campesina, primeiro dos dois concertos do mês, será dedicada ao Tiro de Guerra. Será apenas a antecipação de um grande evento, que contará ainda ao longo do mês que vem, com torneio esportivo, homenagens a personalidades de destaque e ligados à história do TG e exposições alusivas à data. A banda Euterpe também tocará um Banda na Praça Especial para o Tiro, também no mês de agosto.
Livro dos Cem Anos
No mesmo encontro do prefeito e integrantes de sua equipe participaram ainda o escritor Carlos Alberto Abib Wermelinger e os jornalistas Nelson Alvarez e Dalva Ventura, envolvidos no projeto de um livro histórico que contará a trajetória do TG friburguense, com base em dados e informações nas diversas fontes de pesquisas locais disponíveis, a partir do Centro de Documentação Histórica - Pro-Memória. O livro seria lançado ainda a tempo das festividades do centenário.
Ainda estiveram presentes à reunião com o prefeito, os secretários Geral de Governo, Braulio Rezende Filho; de Turismo, Sergio Madureira e de Comunicação Social, jornalista Girlan Guilland; o chefe do Pró-Memória, Nelson Bohrer, o Guguti; o chefe do cerimonial do governo, o pastor Armindo Muller, Maria do Carmo Estebanez, bem como os chefes de instrução do TG local.
Deixe o seu comentário