Tendas com serviço de informação são a novidade deste ano para o Dia de Finados
Este ano, o Dia de Finados vai contar com novidades em cinco cemitérios da cidade. A principal delas é que a concessionária Memorial de Nova Friburgo agora é a responsável pela administração e manutenção dos cemitérios São João Batista, no Centro; Trilha do Céu, na Fazenda da Laje e dos localizados em Campo do Coelho, Riograndina e São Pedro da Serra. “Em função da catástrofe de janeiro, o município antecipou o início da concessão desses cinco cemitérios que desde 20 de fevereiro estão sob nossa administração”, explica o diretor do Memorial, Felipe Carestiato.
A exemplo dos anos anteriores cerca de 14 mil visitantes deverão passar pelos cinco cemitérios, sendo sete mil no São João Batista, o maior da cidade. Segundo Felipe, todos estão com a manutenção em dia. “Desde que assumimos a gestão estamos fazendo serviços constantes de manutenção, capina, limpeza e pintura. Temos uma equipe de 34 funcionários, que são responsáveis por esse trabalho”, explica. Ele destaca também o levantamento de dados que vem sendo feito desde o início da concessão. “Estamos digitalizando todos os dados contidos nos livros e conseguimos recuperar informações desde 1931. Antes disso, não há registros. O próximo passo é informatizar todo o sistema”, revela Felipe.
A partir desta terça-feira, 1º, quem for aos cemitérios Trilha do Céu e São João Batista poderá contar com um novo serviço de informação, que funcionará das 9h às 16h. “Montaremos uma tenda na entrada para orientar as pessoas quanto à listagem de túmulos e nomes das pessoas sepultadas para facilitar o encontro dos jazigos, sepulturas e ossários. Também teremos uma equipe dentro dos cemitérios para auxiliar a localização”, informa ele.
Fim de semana já registrou aumento de visitantes
Para garantir a ordem e a segurança da população, a nova administração ressalta que enviou ofícios à Prefeitura solicitando a presença de uma equipe de pronto-socorro com ambulância do Hospital Municipal Raul Sertã e o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), Guarda Municipal e agentes de saúde para ações de prevenção à dengue nos principais cemitérios. A expectativa da concessionária é de que tudo transcorra sem problemas. “Também vamos aproveitar a data para fazer um trabalho de conscientização junto aos proprietários de jazigos sobre a importância de mantê-los em boas condições”, finaliza Felipe.
Quanto às missas em memória dos falecidos, estão programadas celebrações na capela mortuária do cemitério São João Batista pela manhã e à tarde com vários padres da Diocese de Nova Friburgo. A primeira missa está marcada para 8h, e a última, às 17h, e devem reunir centenas de fiéis.
Vale destacar que muita gente antecipou as visitas aos cemitérios no último fim de semana para homenagear os entes queridos, sem tumulto. Por conta disso, já foi registrado um aumento na procura por velas e flores, principalmente os crisântemos. A espécie é uma das mais vendidas no Dia de Finados devido ao preço acessível, a beleza e a durabilidade.
Deixe o seu comentário