A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito (SMDCT) recebeu a Analista em Hidrologia do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Giovana Luz, no último domingo, 18. Giovana foi recebida pelo secretário coronel BM Roberto Robadey Junior e percorreu todo o município com o auxílio do Guarda Municipal Andrey Santos.
Cantagalo foi contemplado com o projeto "Pluviômetros automáticos”, que tem o objetivo de, através dos aparelhos, aprimorar o monitoramento de chuvas e a prevenção de desastres naturais. Durante a visita a Cantagalo, Giovana percorreu todos os distritos e os bairros São José e Santo Antônio para definir os locais onde os pluviômetros serão instalados.
A instalação está prevista para acontecer até dezembro, época em que a incidência de chuva é maior, e será feita por uma empresa que também será responsável pela manutenção dos aparelhos.
Os dados dos pluviômetros serão atualizados a cada 15 minutos e todos os registros estarão disponíveis na internet em tempo real. Todos os índices poderão ser acessados pela SMDCT e também serão controlados pelo Cemaden.
Para um monitoramento mais eficiente, o Cemaden definiu um limiar para risco de deslizamento. Por isso, cada localidade tem o seu limite de chuva por 24 horas. Atingindo esse limite, o município entra em estágio de alerta e os moradores das áreas de risco deverão ser avisados para deixarem suas residências em busca de um local seguro.
Deixe o seu comentário