Dayane Emerich
O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano. A família se reúne, há música, presentes, muitas bebidas — e, é claro, comidas saborosas, uma verdadeira tentação para quem passou o ano inteiro preocupado com a forma física. São carnes diversas como peru assado, tender, chester, pernil, lombo, além do famoso arroz à grega, a farofa repleta de bacon, calabresa e embutidos, salpicão e as tradicionais frutas secas como nozes, amêndoas, avelãs e castanhas. E depois desta fartura toda, lá vêm os doces: rabanadas, panetones, tortas, pavês, mousses, entre tantos outros.
Contudo, não é preciso se desesperar. É possível aproveitar a festa de fim de ano sem ganhar aqueles indesejáveis quilinhos e sem correr o risco de fazer feio na praia ou na piscina. Basta fazer substituições simples, nutritivas e menos calóricas no cardápio.
Para começar, uma boa dica é substituir as carnes gordurosas por frango ou peixe, já que estas contêm menos gordura. Caso a preferência seja por umas das carnes tradicionais, é melhor optar pelo peru assado, menos calórico do que o tender, por exemplo. É fundamental também estar atento às porções e não exagerar na quantidade, mesmo sendo um prato com menos calorias, além de retirar a pele, no caso da carne de aves. Outra sugestão interessante é trocar o arroz à grega pelo arroz sete grãos, composto por sementes e cereais integrais.
A farofa, prato indispensável em qualquer ceia brasileira, também pode ser preparada de forma menos calórica. Usando cenoura ralada, ovos e os próprios ingredientes da época, como damasco, uva passa e castanha, ela fica saborosa e mais leve. No lugar do salpicão, que é gorduroso por causa da maionese e de outros ingredientes, uma salada de alface, rúcula e tomate é mais indicada para quem deseja manter a forma.
Os doces. Está é a parte mais difícil para algumas pessoas, afinal, quem não gosta de um bom pudim, sorvete e outras delícias repletas de açúcar? Uma delas é o panetone. Neste caso — insubstituível e tradicionalíssimo no mês de dezembro — a solução é escolher a versão de frutas cristalizadas, com menos calorias do que aquelas de chocolate ou as trufadas. Além disso, em vez de sobremesas muito elaboradas, é recomendável frutas secas, castanhas, nozes, sorvetes de frutas da estação como manga, pêssego, uva, ameixa, ou mesmo as frutas naturais, mais saudáveis do que qualquer outra opção de doce.
De olho no copo
Não adianta fechar a boca na hora da ceia, escolher cuidadosamente o que vai para o prato e exagerar na bebida alcoólica. Uma lata de cerveja, por exemplo, tem, em média, 150 kcal. Já uma taça de vinho tem cerca de 125 kcal.
Além disso, é importante lembrar também que uma mera latinha de refrigerante pode virar a vilã. O ideal, portanto, é beber sucos naturais ou ainda águas aromatizadas que, além de hidratarem, possuem benefícios para o organismo, como auxiliar na digestão, por exemplo.
Deixe o seu comentário