Cefet realiza mutirão solidário à Região Serrana

quinta-feira, 10 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/RJ), por iniciativa de seu programa Turma Cidadã, está realizando o Mutirão Cefet Solidário à Região Serrana, cujo objetivo principal é gerar ideias criativas, que possam ser viabilizadas em projetos que atendam às demandas da Região Serrana, a médio e longo prazos. O órgão entende que as iniciativas emergenciais têm seu valor para atendimento a curto prazo, mas que é necessário fazer algo mais, considerando que a reconstrução das áreas afetadas requer ações específicas, a médio e longo prazos.

Nesta primeira fase do mutirão, os calouros 2011, dos cursos técnico/médio e de graduação, estão participando num movimento de sensibilização da comunidade Cefet, para que se engaje ao mutirão, identificando demandas e gerando ideias criativas que resultem em soluções efetivas. Estas ideias serão analisadas por um grupo interdisciplinar de avaliação, para viabilizar sua execução em projetos desenvolvidos pelos respectivos cursos. Por exemplo, uma ideia de construção de casas pode ser encaminhada aos professores e alunos dos cursos de edificações e engenharia civil, para que identifiquem como viabilizar esta demanda.

Para alcançar os objetivos desta primeira fase do projeto (até 15 de abril), mais de 500 calouros estão organizados em times, com atividades tais como desfile de modas das confecções da Região Serrana; campeonato de futebol com times da região; apresentações de expressões de arte da região; identificação de demandas da Região Serrana; exposição da economia da região; criação de site, twitter, blog etc., para a divulgação das atividades da região, etc.

O programa Turma Cidadã entende que o Cefet deve participar mais efetivamente em projetos de reconstrução das áreas atingidas a médio e longo prazos, disponibilizando seus conhecimentos e competências não só como prática acadêmica de integração ensino-pesquisa-extensão, mas de exercício de cidadania, valendo-se da região como um laboratório para execução de projetos direcionados, preventivos e corretivos, tendo como foco os motivos e consequências de tragédias climáticas, como foi a da Região Serrana, a maior no Brasil. Isto contribuirá para que o currículo dos alunos seja sempre atualizado e com uma abordagem pró-ativa.

Os calouros estão precisando de apoio para a execução de tarefas e, para tanto, solicitam aos que puderem prestar alguma ajuda que se comuniquem com o Cefet/Programa Turma Cidadã, que convoca também os ex-alunos a se engajarem neste projeto. Os contatos podem ser feitos com o coordenador do Turma Cidadã, professor Silvino Netto, e-mail turmacidada@cefet-rj.br ou scfnetto@gmail.com, ou ainda pelos telefones (22) 2566-3055 e (21) 8668-9633.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade