Gilmar Marques
O polo Cantagalo do Cederj/UAB (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Aberta do Brasil) realizou sábado passado, 26, no auditório do Ciep 277 - João Nicolau Filho, a aula inaugural do primeiro período de 2013, comemorando o fato de ter ultrapassado a marca de mil alunos matriculados nos cinco cursos de graduação: matemática e tecnologia em sistemas de computação (UFF); administração (UFRRJ); pedagogia e história (UniRio).
Com a aula inaugural o polo Cederj/UAB passou a contar com 203 novos matriculados—38 em matemática, 43 em tecnologia em sistemas de computação, 52 em administração, 20 em pedagogia e 50 em história. Os cursos são ministrados pelo sistema semipresencial, mas possui tutoria presencial no polo.
A cerimônia de abertura acabou sendo prejudicada pela falta de energia elétrica em Cantagalo e alguns municípios da região, devido a um problema na subestação de Val de Palmas, conforme informou a concessionária responsável pelo serviço. O sistema só foi restabelecido no início da noite. Apesar disso, as palestras foram realizadas conforme o planejado. A direção do polo apenas inverteu a ordem dos momentos (coletivo e por curso).
O prefeito Saulo Gouvea, devido a compromisso fora da cidade, não pôde participar do evento, mas foi representado pela secretária municipal de Educação Lucinha Farah Noronha. A abertura foi comandada pela diretora do polo no município, Leila Leite. Além de representantes das universidades responsáveis pelos cursos, também participaram os coordenadores dos cursos locais e alguns tutores.
Deixe o seu comentário