A Ceasa-RJ entregou na quinta-feira, 24, 700 quilos de alimento à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Friburgo (Apae-NF). Esta é a quinta unidade da Apae atendida pelo Programa Banco de Alimentos da Central de Abastecimento do Estado do Rio. O repasse de doações de frutas, legumes e verduras já beneficia as associações de Duque de Caxias, Belford Roxo, Niterói e Laje do Muriaé.
Os alimentos entregues na quinta-feira passam a integrar as refeições de cerca de 500 pessoas com deficiência, de até 50 anos. A Apae-NF, a maior do estado, foi atingida pelas chuvas de 2011, com grandes prejuízos. A recuperação veio com o apoio do governo do estado que, através do lucro obtido com a venda de bilhetes da "Raspadinha S.O.S Região Serrana” da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), doou R$ 1 milhão para a construção de um novo prédio. Concluído em abril deste ano, o edifício atualmente abriga o Centro de Reabilitação.
"A prioridade do Programa do Banco de Alimentos é atender as principais instituições filantrópicas do nosso estado. Para ampliar este trabalho, estamos desenvolvendo um projeto para a construção de Banco de Alimentos para cada região do estado e o da Região Serrana ficará na nossa unidade da Ceasa, aqui mesmo em Friburgo”, anunciou o presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão, declarando ainda que a empresa também repassará alimentos para a Associação Friburguense de Pais e Amigos Educando (Afape).
A fundadora da Apae-NF, Maria das Dores de Mello Pacheco (Dorinha), recebeu o carregamento junto das crianças. "Para nós, cada um que estende a mão entra na história e na filosofia da Apae, se tornando um amigo da associação, um ‘apaiano’. Com a doação desses alimentos vamos economizar, revertendo o dinheiro para a aquisição de material didático e manutenção da unidade”, afirmou ela.
A entidade também será incluída no Programa de Aquisição de Alimentos que a Ceasa vai desenvolver em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). De acordo com Brandão, agricultores e pescadores familiares poderão vender sua produção diretamente para as instituições cadastradas. O pagamento será efetuado com recursos do governo federal.
APAE DE NOVA FRIBURGO TERÁ TERCEIRO PRÉDIO
Funcionando há 35 anos, a Apae-NF é referência no estado do Rio de Janeiro por sua estrutura e serviços prestados às pessoas com deficiência e seus familiares. A entidade conta hoje com uma equipe de 61 profissionais que oferece atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social a cerca de 500 pacientes.
Atualmente, a Apae-NF funciona em dois prédios localizados no Prado, sendo um o centro educacional e o outro abriga o centro de reabilitação. A entidade planeja agora a construção de um terceiro prédio para acomodar a administração, além de uma piscina semiolímpica e uma quadra poliesportiva para atividades esportivas.
Deixe o seu comentário