Ceasa ganha a primeira unidade do Cresol do Estado do Rio

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Ceasa ganha a primeira unidade do Cresol do Estado do Rio
Ceasa ganha a primeira unidade do Cresol do Estado do Rio

Agricultores do estado do Rio de Janeiro já podem contar com a primeira unidade de atendimento do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), inaugurada na última segunda-feira, 22, no Mercado da Ceasa, em Conquista. A unidade, composta exclusivamente por agricultores familiares, sendo eles os responsáveis pela administração das cooperativas, já conta com 70 produtores cadastrados. O objetivo é inaugurar, ao longo de cinco anos, mais 15 escritórios nas regiões Serrana (considerada um dos maiores polos de agricultura do Brasil) e Noroeste fluminense. As atividades do segundo núcleo serão iniciadas em 2015, em Teresópolis.

A cooperativa, presente em sete estados com mais de 200 unidades, beneficia cerca de 35 mil famílias. É oferecido aos cooperados um conjunto de produtos e serviços financeiros como cartão, seguros, pagamento de aposentados, de boletos, talão de cheques, poupança, entre outros. Todos planejados para dar ao agricultor familiar uma condição digna para sustentar e manter a sua família no campo. A chegada da Unidade Região Serrana representa o desenvolvimento local e sustentável através do crédito, como destacou o presidente da Cresol, Alzimirio Thomé, explicando também a escolha do mercado para a instalação da primeira unidade no território fluminense. 

"Hoje temos cerca de 15 mil agricultores familiares apenas nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Sumidouro, o que torna a região um dos maiores polos de agricultura do país. E o mercado de Conquista é um dos principais pontos de negócios desse público no município. É o melhor lugar para instalação”, afirma.

O presidente da Ceasa-RJ, Sérgio Marcolini, destacou que a instalação da cooperativa no mercado faz parte do cronograma de ações de incentivo à fixação do homem no campo desenvolvidas pela Ceasa. "Ofertar esse espaço é contribuir para pôr fim às inúmeras dificuldades que os agricultores encontram atualmente quando pensam em ampliar suas atividades. A assinatura do termo de cessão da área foi um dos primeiros atos que o deputado Felipe Peixoto, na época secretário, realizou quando assumiu a pasta. Fico muito feliz em estar aqui hoje vendo que é mais um projeto que conseguimos tirar do papel”, comemorou.

O agricultor Paulo César Mendonça, presidente da Federação de Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro (Fetraf), foi um dos primeiros a se cadastrar na cooperativa e a retirar os talões de cheque, que permite a movimentação financeira no sistema.

"É crédito com formação, com inclusão social e desenvolvimento sustentável, acompanhado de assistência técnica. Com a Cresol, se eu precisar comprar um trator, vou receber, além do crédito, a orientação da melhor máquina para a finalidade que procuro. Isso faz toda a diferença”, comentou.

O prefeito Rogério Cabral destacou a instalação da unidade como fortalecimento da agricultura familiar. "Atualmente contamos com 33 associações de produtores cadastradas no município, que participam ativamente das discussões em torno da agricultura sustentável. A chegada da Cresol veio para contribuir com esse cenário”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade