A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo realizou curso de reciclagem e atualização para funcionários das empresas associadas na manhã da última segunda-feira, 29, no Centro de Estudos e Qualificação Profissional do Comércio Lojista, no quarto andar de sua sede. O curso, gratuito, apresentou novos procedimentos adotados pela entidade e promoveu a revisão das normas já existentes, com o objetivo de preparar os funcionários para o movimento das lojas no período de Natal. Consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), inclusão e exclusão de registros, vendas a prazo e com cheques foram alguns dos assuntos tratados na reciclagem, que serviu ainda para esclarecer dúvidas, principalmente as referentes a relações de consumo.
O presidente da CDL, Braulio Rezende, explicou que a entidade ministra o curso sempre nas manhãs de segunda-feira, para não atrapalhar o expediente normal das lojas (a maioria funciona a partir de meio-dia). Ele assinalou também que, ao treinar os funcionários, a CDL pretende ajudar as empresas filiadas a agilizar e elevar a segurança das vendas. “Nos cursos revemos os procedimentos da CDL, mostramos as inovações nos serviços e sugerimos cuidados que devem ser tomados na abertura de crédito, na inclusão de registros e no trato com os consumidores. Em função de nossa experiência no comércio e na rotina de nossa entidade, nos sentimos na obrigação de passar para as empresas orientações sobre as relações de consumo, que estão cada vez mais complexas”, reforçou o presidente.
Os participantes receberam da CDL pasta personalizada com apostila, caneta e bloco de anotações. Braulio Rezende leu cada item da apostila junto com os funcionários e esclareceu as dúvidas que foram surgindo. Antes, o presidente exibiu filme sobre o mercado de crédito no Brasil e as enormes mudanças ocorridas desde o nascimento dos primeiros SPCs, nos anos 1950, graças à expansão da indústria nacional, até hoje, quando as CDLs de todo o país estão interligadas à Rede Nacional de Informações Comerciais (Renic).
O filme exibido lembra a passagem, na década de 1980, das consultas em fichas manuais aos cadastros informatizados, que, apesar de mais confiáveis, ainda não eram padronizados e não tinham abrangência nacional. Para atender ao crescimento do comércio, ao aumento do consumo e ao trânsito constante dos consumidores pelo país, em 1999 foram criadas as bases centralizadoras de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Paraná. Só em 2005, entretanto, as duas mil entidades do país integraram-se à Renic, que presta informações rápidas e seguras, impede a migração da inadimplência e, como consequência, beneficia os bons consumidores, pois resulta em crédito mais barato.
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