CDL já recebe termos de autorização para Cadastro Positivo

quarta-feira, 14 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O consumidor que deseja ter seu nome incluído no Cadastro Positivo já pode procurar a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo para preencher o termo específico de autorização. Instituído pela Lei nº 12.414, de 09 de junho de 2011, o Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de consumidores com histórico favorável de pagamento e entrou em vigor neste mês de agosto. 

De acordo com o presidente da CDL, Braulio Rezende, o novo banco de dados deve facilitar para o consumidor a obtenção de empréstimos ou financiamentos, uma vez que será utilizado pelo mercado como ferramenta para reconhecimento dos bons pagadores. 

"Experiências no mercado internacional demonstram que os juros caem com a implantação do Cadastro Positivo. Ele pode proporcionar melhores condições comerciais, que são maior prazo e menores taxas de juros, para os consumidores que pagam suas contas em dia”, observa. 

Como a participação é opcional, o consumidor precisa solicitar à CDL sua inserção no banco de dados. Braulio Rezende ressalta que, a partir da assinatura da autorização, o consumidor estará automaticamente inscrito no Cadastro Positivo. 

"Mas o consumidor tem o direito de pedir o cancelamento do seu cadastro a qualquer momento”, acrescenta ele, frisando ainda que a CDL de Nova Friburgo compartilhará as informações exclusivamente com o SPC Brasil, entidade a que está ligada. "Desta forma, teremos a certeza de que os dados servirão apenas para análise de crédito e de negócios, nunca para outras finalidades”, completa. 

Os consumidores que quiserem fazer parte do Cadastro Positivo devem se dirigir à sede da CDL, na Rua Fernando Bizzotto 39, Centro, munidos de duas cópias de CPF e RG. A CDL disponibiliza material explicativo aos consumidores antes de eles preencherem e assinarem o termo específico de autorização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade