"Não existe uma pessoa neste auditório que não tenha comprado uma peça na Camisaria Friburgo e tomado um chope no América"
O presidente da CDL, Braulio Rezende, revelou a dificuldade enfrentada todos os anos pela diretoria da entidade para escolher os homenageados com o mérito lojista, em razão de Nova Friburgo abrigar inúmeras empresas tradicionais, que são referência para os friburguenses e, ao longo do tempo, vêm se renovando com os descendentes de seus fundadores. Ele citou como exemplos o próprio jornal A VOZ DA SERRA, que, com 72 anos de circulação ininterrupta, tem atualmente à frente a terceira geração da família Ventura com Adriana Ventura (neta do fundador Américo e filha do sucessor Laercio Ventura) na direção do veículo; a rádio Nova Friburgo AM, com 71 anos; e, no comércio, os dois grandes destaques da noite especial: a Camisaria Friburgo, que completou 112 anos, e o Bar América, que fez 74.
“Aposto que não existe uma pessoa neste auditório que não tenha comprado uma peça de roupa na Camisaria Friburgo e tomado um chope no Bar América. Nossa cidade apresenta uma característica única na área dos negócios, com diversos pontos importantíssimos”, assinalou Braulio, que também é presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo.
À frente do Bar América há 12 anos e responsável pela reformulação do empreendimento, Rivana Abbud recebeu o troféu das mãos do marido, Ricardo Jonas. Ela agradeceu à CDL pela honraria, a Deus pela força para o trabalho, à equipe que comanda, à família, aos amigos e clientes.
Quem entregou o troféu a Hélio Rapozo, que administra a Camisaria Friburgo há 50 anos, foi a esposa, Maria José El-Jaick. Jacqueline, filha do casal, agradeceu em nome do pai a homenagem, assegurando: “É motivo de muito orgulho para ele”.
Sobre Jayme Segal, Braulio Rezende ressaltou que ele foi presidente da CDL de 1985 a 1986, participou de todas as diretorias desde a fundação da entidade, em 1964, e era voz decisiva entre os companheiros. “Jayme sustentava, apoiava. Foi ele que me fez estar aqui”, resumiu.
Leila Segal Hochman chamou atenção para uma grande coincidência sobre o pai: ela contou que Jayme, cliente assíduo da Camisaria Friburgo, festejou seu último aniversário no Bar América. Recordou o imenso amor que ele nutria pela cidade e o carinho especial dedicado à CDL.
“Meu pai era conhecido pelo seu lado empresário, que deu certo, mas teve uma trajetória linda, de generosidades e gentilezas. Seu lado humano é que fica. Ele tratava todo mundo com cortesia, delicadeza e respeito. Por isso era tão querido, e deixou essa herança para a família: o que vale na vida não é o que se junta, mas o que se espalha”, sublinhou Leila.
O prefeito Renato Bravo parabenizou os empresários condecorados e acentuou que o comércio precisa ser fortalecido, “para que tenhamos uma cidade pujante, para recuperarmos o que Nova Friburgo tem de mais relevante, que é a sua história. Esta noite nos fez lembrar, pensar, refletir. Vivemos aqui uma passagem no tempo e resgatamos coisas fundamentais para Nova Friburgo. São as pessoas que constroem esta cidade”, observou o prefeito.
Além de Braulio Rezende e o prefeito Renato Bravo, compuseram a mesa principal do evento os vereadores Nami Nassif, Professor Pierre e Aylter Maguila; a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo, Therezinha Affonso Jordão; o vice-presidente do Sincomércio, Antonio Américo Pecly Ventura; e o ex-presidente da 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o advogado Carlos André Rodrigues Pedrazzi.
Braulio Rezende
Deixe o seu comentário