CDL homenageia comerciantes com Troféu Mérito Lojista

Solenidade ocorreu no auditório da entidade e três empresários locais foram homenageados
segunda-feira, 18 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
A empresária Gabriela Hurnaus, aos 101 anos; o presidente da CDL, Braulio Rezende, Gabriela Hurnaus (filha) e Hebert Carestiato (Foto: Soraya Enoc)
A empresária Gabriela Hurnaus, aos 101 anos; o presidente da CDL, Braulio Rezende, Gabriela Hurnaus (filha) e Hebert Carestiato (Foto: Soraya Enoc)

Em comemoração ao Dia do Comerciante, celebrado no último sábado, 16, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou a entrega do Troféu Mérito Lojista 2016. A solenidade ocorreu no auditório da entidade e três empresários locais foram homenageados: Gabriela Hurnaus (mãe) e Gabriela Hurnaus (filha), da Tiroleza, e Hebert Carestiato, da Fábrica de Ladrilhos São José.

Além do presidente da CDL e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, estiveram presentes o prefeito Rogério Cabral, o deputado estadual Wanderson Nogueira, o vereador Gustavo Barroso; representando a Câmara Municipal; a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Therezinha Affonso Jordão; a presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas, Márcia Carestiato; e o vice-presidente do Sincomércio, Toni Ventura. Na plateia, mais de 100 convidados se emocionaram e aplaudiram as histórias de sucesso dos homenageados. 

“É uma alegria render homenagens, embora a escolha dos nomes seja muito difícil, porque são numerosos os empresários que contribuíram para o desenvolvimento de Nova Friburgo”, afirmou Braulio Rezende, destacando que não deve haver nem um morador da cidade que nunca tenha entrado na Tiroleza, assim como não existe sequer um metro quadrado de calçada feito sem os ladrilhos da São José. 

Os homenageados

Gabriela Hurnaus (mãe) é austríaca e veio para Nova Friburgo em 1943. Aqui, virou estilista de sapatos e, junto ao seu marido, Karl Hurnaus, em 1950, abriu a loja, Tiroleza. No mesmo ano, nasceu Gabriela Hurnaus (filha) e o casal deixou de vender sapatos para comercializar roupas. Anos mais tarde, Gabriela (filha) assumiu os negócios, dos quais cuida até hoje. A Tiroleza chegou aos 66 anos, dos quais 45 sob a direção de Gabriela.

Já Hebert Carestiato nasceu em Nova Friburgo, em 27 de outubro de 1933. Durante alguns anos trabalhou na Spinelli S/A; atuou num posto avançado do Banco do Brasil, como correntista, e, depois, na área de contabilidade. Hebert se demitiu da Spinelli para ajudar o pai na hoje centenária Fábrica de Ladrilhos São José, fundada por seu avô, Josué, em 1910. Hebert tomou a frente dos negócios em 1988, após a morte de seu avô e do pai, Antônio. 

A São José teve grande influência na arquitetura de Nova Friburgo e abasteceu ruas e importantes construções, como o Colégio Anchieta e a Catedral de São João Batista. Vale destacar que o Troféu Mérito Lojista é entregue todos os anos pela CDL e já agraciou 35 empresários pelos relevantes serviços prestados ao comércio.

O prefeito Rogério Cabral saudou a iniciativa de reconhecimento aos comerciantes locais. “Parabenizo a CDL por nos apresentar hoje essas histórias que comovem. É bom ver pessoas que dedicam sua vida ao desenvolvimento de Nova Friburgo. Neste momento difícil do país, mais do que nunca é preciso união para que Nova Friburgo tenha a festa de 200 anos que merece”, observou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: CDL
Publicidade