A Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo receberam na última quinta-feira, 28, na sede da CDL, o Encontro de Negócios para os Produtores Rurais da Região Serrana, realizado com a rede de supermercados Zona Sul, dentro do programa “Compra Rio”. O Encontro de Negócios é idealizado para alavancar a economia do Estado do Rio de Janeiro e, com este objetivo, promove o contato de empresas fornecedoras com departamentos de compras de corporações que tenham interesses afins ou complementares. A abertura do evento contou com as presenças do presidente e do diretor técnico da Emater, Justino Silva e Ricardo Mansur, respectivamente, do superintendente de projetos especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Augusto Cardoso, e do diretor comercial e operacional do Zona Sul, Petrângelo Leta.
O presidente da Emater destacou a importância da integração do Governo do Estado com suas secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, que gera iniciativas capazes de fazer os benefícios chegarem aos produtores rurais. Na Região Serrana, duramente atingida pela catástrofe climática de janeiro, Justino Silva acredita que essa parceria possibilite não apenas produtividade maior, mas também “dignidade de vida para os produtores locais, uma vez que a venda direta agrega valor aos produtos”.
— A agricultura é a atividade econômica que move a maioria dos pequenos municípios do Estado, mas ela não recebia a atenção devida. Felizmente, nos últimos anos, as parcerias vêm trazendo benefícios ao produtor, como está acontecendo agora, neste encontro. Graças às articulações e aos investimentos feitos na área, pudemos dar respostas rápidas ao produtor rural no momento da tragédia na Região Serrana — acentuou.
O presidente da CDL e do SinComércio, Braulio Rezende, comentou que as entidades têm se empenhado ao máximo em ações que contribuam para a recuperação da economia de Nova Friburgo.
— Temos nos esforçado para ajudar os empresários do comércio a reerguerem seus negócios, e também apoiamos os movimentos de outros setores que visam fortalecer a economia do município. Estamos otimistas com a retomada do crescimento de nossa cidade — assinalou Braulio.
Na rodada, foram realizadas 33 reuniões com fornecedores de queijos, frios, congelados, conservas, massas, hortifrutigranjeiros, flores, produtos matinais, de mercearia, café e mel. Três empresas fecharam negócios na hora e, de acordo com os representantes da rede de supermercados Zona Sul, 70 por cento dos atendimentos devem resultar em contratos futuros.
O programa “Compra Rio”, do qual o Encontro de Negócios faz parte, é uma promoção do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, e tem as parcerias da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, da Emater-RJ, do Sebrae-RJ, da Firjan, da Fecomércio, da Associação Comercial do Rio de Janeiro e da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro.
Deixe o seu comentário