Em 2012, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Nova Friburgo darão um passo adiante em seu projeto de qualificação profissional, que oferece treinamento a colaboradores e gestores das empresas da cidade. Simultaneamente aos cursos, as entidades disponibilizarão novos produtos, elaborados a pedido do presidente Braulio Rezende, para ajudar os empresários a colocar em prática o que aprendem em sala de aula. Os produtos, que consistirão em oficinas de planejamento e consultoria coletiva, serão lançados na próxima quinta-feira, 9, às 19h30, no auditório da CDL, durante a palestra “Como planejar sua empresa”, com o consultor e administrador de empresas Ted Sinay.
Braulio conta que a ideia dos produtos nasceu da dificuldade que ele próprio tem enfrentado para aplicar em sua empresa as planilhas apresentadas no Curso de Desenvolvimento Empresarial, que é ministrado em Nova Friburgo pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), graças à parceria firmada com a CDL e o SinComércio. O presidente das duas entidades observa que, assim como ele, muitos empresários não conseguem implantar no dia a dia dos negócios o conteúdo dos cursos existentes no mercado.
“Aqui na cidade, realizamos o curso do IDE há mais de dois anos, e só ouvimos elogios ao método, que é realmente excepcional. Ele nos coloca em contato com planilhas que nós sempre quisemos ter em nossas empresas, pois nos mostram verdadeiramente como estão os negócios. O único problema é que, às vezes, não temos condições de aplicá-las nas nossas empresas sozinhos, sem acompanhamento de especialistas”, comenta ele.
Braulio Rezende se refere às planilhas que fazem parte dos seis módulos do curso do IDE, denominados “Custos”, “Finanças”, “Empresa”, “Negociação, Compras e Estoque”, “Marketing” e “Administração Estratégica”. Ele assinala que as planilhas são completas e permitem aos empresários conhecer a fundo os custos fixos e variáveis, os índices de rentabilidade e endividamento das empresas, a necessidade de capital de giro, entre outros detalhes fundamentais para a sobrevivência dos negócios.
“De posse dessas ferramentas, já no segundo módulo do curso, senti que precisávamos avançar um pouco mais, mudar de patamar, e corri atrás de uma alternativa”, lembra.
O presidente da CDL e do SinComércio foi informado de que um grupo de consultores mantinha em Vila Velha, Espírito Santo, a Metodologia Meu Plano. Ele visitou a empresa, contratou-a para prestar consultoria ao seu negócio particular e deixou para Ted Sinay, um dos membros da equipe, a missão de montar produtos que pudessem atender coletivamente aos empreendedores de Nova Friburgo.
Braulio destaca que, embora sejam promoção da CDL e do SinComércio, as oficinas e a consultoria não estarão fechadas para os associados às entidades, nem mesmo para os empresários do comércio, mas abertas a todos os donos de empresas que tenham consciência de que o planejamento é vital para o bom andamento dos negócios.
“Estes produtos são algo novo com que a CDL e o SinComércio querem presentear o comércio, a indústria, as confecções, todas as empresas de Nova Friburgo. Estamos convidando os empresários para a mobilização que faremos durante a palestra do dia 9, quando o consultor Ted Sinay vai explicar o funcionamento das oficinas e da consultoria coletiva. A entrada é franca, e os gestores ainda vão poder adiantar suas inscrições, para não perderem as vagas”, arremata Braulio Rezende.
Atendimento em separado e com total privacidade
Braulio Rezende relata que, após a palestra “Como planejar sua empresa”, os empresários de Nova Friburgo estarão aptos a participar das oficinas de planejamento, num primeiro momento, e da consultoria coletiva, na etapa posterior. O presidente da CDL e do SinComércio garante que ambas são essenciais para os gestores descobrirem como está, de fato, a situação de suas empresas.
“Insistimos que esses produtos são uma novidade porque cada empresário poderá trazer para as reuniões os números de suas empresas, contar com a ajuda dos consultores para analisá-los e buscar saídas para os problemas”, enfatiza.
A consultoria coletiva terá turmas de no máximo 15 empresas, que poderão inscrever, cada uma, o proprietário e mais dois assessores. Na sala de cursos da CDL, as empresas ocuparão uma ilha exclusiva, onde os técnicos assistirão as equipes em separado, procedendo às avaliações, apontando as deficiências e indicando formas de melhorar o desempenho dos negócios.
“Os técnicos irão sugerir soluções adequadas para as empresas, que terão total privacidade no treinamento. Estamos muito confiantes no sucesso dessa nova fase do nosso projeto de qualificação profissional”, revela Braulio Rezende.
Abordagem diferente sobre planejamento
A Metodologia Meu Plano nasceu em 2003, depois de anos de entrevistas, pesquisas e laboratórios com empresas de ramos diversos, com objetivo de fazer uma abordagem diferente sobre planejamento dos negócios. Ela está direcionada a empresários sensibilizados para a importância de bons planos, mas, ao mesmo tempo, com dificuldades de colocar em prática os instrumentos encontrados no mercado.
Pesquisa de 2010 detectou que, nos 12 anos anteriores, houve melhora nos índices de mortalidade das empresas no Brasil, que, no entanto, permanecem altos. Mais da metade das empresas não sobrevive ao quinto ano de vida, em função, principalmente, da ausência de comportamento empreendedor, da falta de planejamento prévio e de deficiências na gestão.
Um dos criadores da Meu Plano, Ted Sinay diz que, em mais de 15 anos de convivência com gestores de todo o país, ficou claro para ele que a maioria absoluta enfrenta dificuldades para planejar as empresas.
“Por isso, nossa metodologia procura ampliar a possibilidade de sucesso nos negócios, transformando o sonho e a persistência dos empresários em resultados justos”, define Ted.
Deixe o seu comentário