Arquivo de Notícias
CDL e SinComércio cobram limitação do tráfego de carretas em períodos de rush
sexta-feira, 29 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio), Braulio Rezende, encaminhou correspondência ao prefeito Sérgio Xavier sugerindo que a Prefeitura estabelecesse horários para a passagem de veículos pesados que se dirigem a outros municípios pelo perímetro urbano de Nova Friburgo. No ofício, as entidades salientam que a circulação de carretas e treminhões, em períodos de rush, tem provocado extensos e frequentes engarrafamentos que prejudicam o cotidiano dos moradores e a qualidade de vida na cidade.
“Fiz questão de lembrar ao prefeito sobre o recente acidente ocorrido com uma carreta em frente ao Hospital Raul Sertã, que resultou num verdadeiro nó no trânsito de vários bairros, da manhã até a noite. Foi só um exemplo, porque os problemas são constantes. Nova Friburgo não pode continuar refém desta situação”, destaca.
Braulio Rezende acentua que circulam pela cidade, somente de uma das empresas proprietárias das frotas, 70 carretas por dia. Ele defende que o município adote medida alternativa para reduzir o impacto do tráfego de veículos pesados por suas ruas e avenidas. “A Estrada do Contorno é um projeto de médio a longo prazo. Enquanto ela não for construída, precisamos de outra solução, mesmo que provisória”, opina.
O presidente da CDL e do SinComércio considera urgente a intervenção da Prefeitura para garantir à população de Nova Friburgo seu direito de ir e vir. “Não é justo que os cidadãos friburguenses percam horas preciosas dentro de carros e ônibus, presos em retenções causadas por veículos que usam a cidade apenas como rota de passagem”, reforça.
Autran elabora estudo jurídico
Em recente participação no programa Debates A Voz da Serra, na Luau TV, o atual superintendente da Autran, o arquiteto Rubem Braga, informou que a autarquia encomendou à Procuradoria-Geral da Prefeitura um parecer jurídico sobre a limitação de carretas e treminhões no eixo-rodoviário friburguense.
Na ocasião, Rubem Braga concordou que o tráfego pesado de veículos no trecho entre Mury e Conselheiro Paulino tem agravado os problemas no trânsito central de Nova Friburgo.
As carretas e treminhões do polo cimenteiro de Cantagalo ficaram um ano sem circular dentro de Nova Friburgo. Contudo, com a reabertura da ponte de Bom Jardim em janeiro passado, elas voltaram a usar a RJ-116 com maior assiduidade.
Bancos terão que instalar divisórias entre os caixas
Agora é lei: as agências bancárias dos 92 municípios do Estado do Rio estão obrigadas a garantir a privacidade dos clientes. Com isso elas serão obrigadas a instalar divisórias entre os caixas e o espaço reservado aos clientes que aguardam atendimento.
A determinação é da lei estadual 6.226/12, publicada no Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira, 25, e de autoria da deputada Rosângela Gomes (PRB), para quem a medida reduzirá os casos da chamada “saidinha de banco”, que depende da observação da operação bancária.
“Hoje, na maioria das agências, as pessoas ficam muito expostas aos ‘olheiros’ mal-intencionados. Esta proposta dotará os bancos de mais um recurso para proteger seus clientes”, afirma a parlamentar. A nova norma havia sido vetada pelo governador Sérgio Cabral, mas teve seu veto derrubado em plenário no último dia 18.
Câmara fará audiência pública sobre a saúde
A Câmara realizará amanhã, 27, às 18h, uma audiência pública sobre a rede pública de saúde. A audiência será dividida em duas partes: a primeira parte com funcionários e diretores das unidades de saúde do município e, na segunda, com a participação de populares e de associações de moradores.
Além disso, segundo o vereador Edson Flávio (PR), autor da proposta de realização da audiência pública, ainda será apresentada a palestra sobre “Impacto da terceirização na saúde (Organizações Sociais de Saúde – OSS) e seus desdobramentos na vida do servidor e da comunidade”, ministrada pela professora Bárbara Breder, que irá discorrer “sobre o caminho para a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Deputado estadual confia na instalação de DPOs em Conselheiro e Riograndina
Após diversas incursões junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública e no Comando-Geral da Polícia Militar, o deputado estadual Rogério Cabral (PSD) está convicto de que os distritos de Conselheiro Paulino e Riograndina serão beneficiados com a implantação de Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO).
Esta semana, o comandante do 11º BPM, coronel Marcelo Freiman, informou ter dado parecer favorável a uma consulta feita pelo comandante-geral da PM, Erir Ribeiro Costa Filho, sobre o pleito do parlamentar para a instalação da unidade policial em Riograndina. O DPO deverá funcionar na RJ-148 em local ainda a ser definido.
Autor de diversos requerimentos na Assembleia Legislativa sobre a anexação do DPO de Conquista, na RJ-130, pelo 11º BPM, o deputado acredita que, a partir de agora, as comunidades no entorno da referida unidade, localizada em frente à Queijaria Suíça, serão beneficiadas.
Entrega de títulos e comenda antecipada para dia 4 de maio
Prevista inicialmente para 25 de maio, a Câmara decidiu antecipar para 4 de maio, no Teatro Municipal do Suspiro, a solenidade de entrega da Comenda Barão de Nova Friburgo ao diretor da InterTV, Jorge Henrique Maciel, e ainda 50 títulos de cidadania friburguense. O evento terá início às 18h.
Através de nota oficial distribuída à imprensa, o presidente da Câmara, Luciano Faria, confirmou o cancelamento da licitação para o coquetel de recepção para convidados e agraciados da sessão solene de entrega de títulos de cidadania e comenda. A referida licitação, segundo a nota, ainda não havia sido homologada.
Vereador se encontra com senador mineiro
O vereador e presidente local do PSDB, Marcelo Verly -foto- se encontrou com o senador e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, na última sexta, 20, no Hotel Rio’s, na capital fluminense. O encontro ocorreu durante o lançamento da pré-candidatura de Otávio Leite, deputado federal do PSDB, à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Ao falar para o senador que era friburguense, o vereador ouviu de pronto a resposta de Aécio: “Gosto muito de lá, já fui algumas vezes”. Segundo o senador, além da capital, o PSDB deverá lançar candidaturas próprias em pelo menos 30 cidades fluminenses.
Psol discute política de alianças eleitorais
O Psol de Nova Friburgo se reuniu recentemente na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário para discutir a política de aliança do partido visando as eleições municipais de outubro. O partido pretende ratificar o apoio do PCB e PSTU durante a campanha em torno do nome do sindicalista Edil Nunes, pré-candidato a prefeito. O PCB deverá indicar o nome do professor Ricardo Costa, o Rico, como pré-candidato a vice-prefeito. Os três partidos discutem ainda o lançamento de uma nominata completa de candidatos a vereador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário