Todo mundo sabe, conhece bem a velha história: por baixo dessa pele que nos reveste, por baixo desta capa que nos envolve, somos todos iguais, feitos do mesmo material de que são feitas as estrelas, como já bem disse Carl Sagan. Beleza, juventude, dinheiro, tudo isso é conceito passageiro. Então, que elemento melhor que a caveira para representar a todos nós, além de nos fazer lembrar a transitoriedade das coisas e a beleza da vida?
No México, há uma celebração de origem indígena chamada “El Día de los Muertos”, que honra os entes falecidos das famílias mexicanas no dia 2 de novembro. A festividade começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A Unesco declarou-a como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
Um dos símbolos tradicionais do Dia dos Muertos é a caveira mexicana. Em muitas culturas, a imagem da caveira está associada à morte, mas, neste caso, é uma celebração da vida. A caveira mexicana é estilizada, colorida e decorada, com desenhos de flores, muito utilizada no Dia dos Mortos. Ela está presente em todo o festival em forma de pulseiras, doces, máscaras e outros objetos, cheia de adornos e supercoloridas, tendo sido, então, incorporada aos elementos comuns das festividades de Halloween.
Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.
A VOZ DA SERRA convidou a produtora e maquiadora Luiza Zebende para publicar um tutorial onde ela ensina o passo a passo para fazer a maquiagem de caveira mexicana neste Halloween. Confira:
Deixe o seu comentário