Um problema antigo e de difícil solução. Os cavalos soltos nas ruas, praças e demais logradouros da cidade além de um tormento representam um grande perigo para os motoristas. Um dos locais de maior incidência desse perigo é a Via Expressa, entre Olaria e Cônego. Casos de acidentes graves são do conhecimento de todos, sem contar que os animais comem tudo que encontram pela frente, destruindo principalmente jardins.
Deixando o aspecto paisagístico de lado, concentremos nossas atenções na ameaça à vida, tanto das pessoas quanto dos animais, no que se refere aos cavalos nas pistas. As advogadas Andrezza Madeira e Andrea Martinez estiveram na redação de A VOZ DA SERRA na quarta-feira, 21, narrando a terrível experiência de encontrar pela frente cavalos no meio da pista da Via Expressa, à noite, quase atropelando-os, no último dia 14.
Andrezza estava ao volante e levava a colega Andrea em casa, no bairro Cascatinha. Ao se deparar com os cavalos na pista, entrou em estado de choque, por ter-lhe vindo à mente o acidente ocorrido com ela em março deste ano, na RJ-116, próximo ao pedágio de Itaboraí, quando atropelou dois cavalos. Foi um susto enorme, felizmente sem maiores consequências, mas que ela não gosta nem de lembrar.
Para decepção das duas advogadas, ao entrarem em contato com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, se limitaram a indicar a Prefeitura como responsável por recolher os animais. Na Prefeitura, procuraram o setor competente e, na guarita, junto ao portão de entrada, foram informadas que não há prestação desse serviço ali.
Andrea é testemunha de que os cavalos estão frequentemente na Via Expressa, circulam de um lado para o outro livremente e os motoristas têm que parar para que atravessem a pista. Elas insistem que se os donos dos animais não se importam com a possibilidade de acidentes, o poder público tem que tomar providências, tanto na questão da punição dos donos quanto na prevenção de acidentes.
Andrezza e Andrea denunciam que o perigo continua, podendo haver um acidente grave, o que poderia ser evitado. E perguntam, indignadas: “Onde está o valor da vida, tão apregoado no lema dos bombeiros? Vão esperar morrer alguém?”. Como nenhuma providência foi tomada, as advogadas planejam levar o caso ao Ministério Público.
Nota da Prefeitura
A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura divulgou nota do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivison Soares Macedo, informando que cavalos e demais animais soltos nas ruas do bairro de Olaria, assim como em quaisquer outras localidades de Nova Friburgo, é um problema grave. Porém, segundo o secretário, a Prefeitura não dispõe atualmente de veículo próprio e adequado, bem como de pessoal para recolher os animais, embora possua espaço para abrigá-los. Por isso, segundo Ivison, estuda-se um plano para solucionar o problema o mais breve possível.
Deixe o seu comentário