Cerca de 20 cavaleiros partiram do Haras Kailua na última sexta-feira, 27, para distribuir mochilas com livros em escolas públicas de Conselheiro Paulino. O grupo faz parte da Associação Cavaleiros da Cultura, que desde 2008 desenvolve projetos de incentivo à leitura voltados para crianças e adolescentes. A Escola Vale de Luz foi uma das contempladas, e os alunos explodiram de alegria, não só pelo presente como pela oportunidade de ver os cavalos (fotos).
Desde 2008, mais de 850 mil livros foram entregues, dez mil quilômetros foram percorridos a cavalo e 102 cidades foram visitadas pelo grupo, que começou a atuar em Minas Gerais. Como instrumento, a entidade escolheu as cavalgadas culturais – viagens com doações de livros – apostando em regiões distantes do país, fora do eixo das grandes cidades. Além disso, o grupo se dedica, ainda, à capacitação de professores da rede pública de ensino, através de parcerias com pedagogos e professores.
Participaram da cavalgada em Friburgo o secretário municipal de Cultura, Marcos Marins; a subsecretaria de Educação Patricia Ban; e a gerente da Biblioteca da Seretaria de Educação, Marcia Machado (foto).
A primeira expedição literária ocorreu em julho de 2007, quando 16 cavaleiros participaram da Cavalgada do Centenário de Oscar Niemeyer, idealizada por seu neto Carlos Oscar Niemeyer. Partindo de Goianá (MG), a homenagem ao maior arquiteto brasileiro consistiu na distribuição de 12 mil livros em 25 bibliotecas e escolas públicas de cidades do interior de Minas e São Paulo, com o apoio da Paulus Editora, por meio do Programa Direito e Cidadania. Foram percorridos 813km até Barretos (SP), em 19 dias. Devido ao sucesso da cavalgada, seus integrantes decidiram levar o projeto adiante. Em setembro de 2008, oficializaram a criação da associação e elaboraram um estatuto próprio.
Deixe o seu comentário