Católicos provam amor a Deus na solenidade de Corpus Christi

segunda-feira, 15 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Um mar de católicos transformou a Avenida Alberto Braune na tarde da última quinta-feira, 11, para as comemorações do Corpus Christi. Pelos cálculos da Polícia Militar, mais de 15 mil pessoas acompanharam o trajeto da procissão eucarística pelos 1.320 metros da Paróquia São Bento Abade, no Bairro Ypu, à Catedral São João Batista, no Centro que, somados àqueles que visitaram os tapetes entre 9h e 16h ultrapassou a casa de 30 mil pessoas, um recorde de público nos últimos dez anos.

Sem medo de errar, o Corpus Christi de Nova Friburgo é hoje o maior evento católico da Região Serrana e um exemplo de fé, dedicação, unidade e amor a Cristo. Com o tema da Campanha da Fraternidade - A Paz é fruto da Justiça -, os 72 tapetes e mais de 28 passarelas reuniram 2.500 pessoas da igreja, rede escolar, núcleos de cultura e educação, entre outras instituições. Atendendo a pedido do bispo diocesano dom Rafael Llano Cifuentes, o material usado nos tapetes foi apenas sal grosso e pó de café, com todas as passarelas pintadas na cor vermelha. Motivo de muita alegria para os organizadores foram os tapetes do 11º Batalhão de Polícia Militar e do 6º Grupamento de Bombeiro Militar. A beleza dos dois tapetes foi bastante elogiada.

Outra novidade aprovada foi o sistema de som implantado em toda a extensão da avenida, com mensagens, músicas católicas, avisos, divulgação de programação e patrocinadores desde as 8h e durante a procissão, fazendo com que todos pudessem participar da liturgia, sem se perder.

Todo o trabalho é feito por amor, ninguém recebe dinheiro e não há competição entre os tapetes mais bonitos ou maiores. É preciso ressaltar os trabalhos de monsenhor Antonio Stael de Souza (vigário geral da Diocese), do padre Miguel Angel Marquiegui Zubiarrain (vigário episcopal da sede e coordenador do evento), das pastorais familiar e de comunicação, que lideraram os trabalhos desde os primeiros momentos e de todos os patrocinadores: Prefeitura de Nova Friburgo, Frimídia, Casa Friburgo Supermercados, Padaria Superpão, Stam Metalúrgica, Hospital São Lucas, GS Plano Global de Saúde, SAF Plus, SAF Assistencial, Gibraltar Empreendimentos Imobiliários, EBMA, Petiskus, Universidade Candido Mendes, Intervídeo, Prime e A Voz da Serra.

Além dos confeccionados pela Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, alguns outros tapetes chamaram a atenção do público: o da Conferência Vicentina, que completa cem anos; do Ienf, com tema O pobre, o rico e o Cristo, pai de todos; da Pastoral Familiar - ressaltando o Encontro Nacional da Famílias, que acontecerá de 17 a 19 de julho, em Florianópolis -, o da Pastoral de Juventude, colégios Anchieta e Nossa Senhora das Mercês, entre outros.

Na homilia da missa dom Rafael chamou a atenção para aquele momento: “Nós entapetamos todas as nossas ruas, demonstrando a nossa fé na eucaristia e não podemos ter dúvidas, temos que acreditar que Cristo está sempre presente em nossas vidas”. Na parada para a benção da cidade, na escadaria do Palácio Barão de Nova Friburgo onde se encontrava o prefeito Heródoto Bento de Mello e todo seu secretariado, dom Rafael lembrou a importância aquela casa, “aqui está o poder de nossa cidade, aqui está toda a vida da cidade, ao abençoar esta casa, quero estender o amor de Deus a todos os cidadãos e principalmente a quem dirige Nova Friburgo”, finalizou dom Rafael.

Outro exemplo de fé e unidade deu o prefeito Heródoto que assistiu à missa e acompanhou a procissão caminhando junto do povo, fato que há muito tempo não se via, já que normalmente os governantes esperavam a procissão chegar ou vinham de carro desde a Paróquia São Bento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade