Católicos festejam São Judas Tadeu

segunda-feira, 29 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A Igreja Católica comemora neste domingo, 28, o dia de São Judas Tadeu, apóstolo e mártir. Um dos mais populares santos da devoção brasileira, São Judas é considerado o padroeiro das causas desesperadas, das causas perdidas, da Armênia, dos hospitais e do Clube de Regatas do Flamengo.
Neste dia, em todas as igrejas dedicadas ao Santo são celebradas missas, louvores, adoração e até procissão. Certamente, o Santuário de São Judas Tadeu, em Jabaquara, São Paulo, com capacidade para mais de cinco mil pessoas, receberá milhares de fiéis de votos que vão pedir a ajuda de Judas para seus problemas pessoais. Também neste domingo, a primeira atividade da diretoria, comissão técnica e jogadores do Flamengo é a participação na missa que normalmente é celebrada na Gávea.
São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Jesus. Seus outros nomes são Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. Ele é também conhecido como São Tadeu (em grego: Thaddæus ou Thaddaeus em diferentes versões da Bíblia), e como São Matfiy em russo. Ele é, às vezes, identificado como sendo Judas, “irmão de Jesus”, mas não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus.
A Igreja Apostólica Armênia honra Tadeu juntamente com São Bartolomeu, como santo padroeiro e responsável por ter levado o cristianismo à Armênia. É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana.
O atributo de São Judas é a maça. Ele também é geralmente mostrado nos ícones com uma chama em volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando recebeu o Espírito Santo, juntamente com os outros 12 apóstolos. Outro atributo comum é ver Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro, supostamente a Epístola de Judas, ou uma régua de carpinteiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade