Católicos celebram os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida

Catedral e paróquias da cidade terão missas solenes hoje em louvor à padroeira do Brasil
quarta-feira, 11 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Dom Edney e a imagem de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Jorge Ronald)
Dom Edney e a imagem de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Jorge Ronald)

Nesta quinta-feira, 12, a Igreja Católica celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, por três pescadores. E para celebrar a data especial a Diocese de Nova Friburgo preparou uma programação especial, com o bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso encerrando o Ano Mariano na Catedral São João Batista. O objetivo é celebrar todas as bênçãos recebidas ao longo do Ano Mariano, com muitos louvores à padroeira. Por isso, todas as paróquias de Nova Friburgo irão celebrar missas solenes. Na ocasião, serão entronizadas as imagens peregrinas de Nossa Senhora Aparecida, onde ficarão em exposição para a veneração.

Na catedral, a missa de Nossa Senhora Aparecida será presidida às 19h por Dom Edney. Para este momento, foi confeccionado um presente como reconhecimento pelos benefícios alcançados: um manto cravejado por 584 pedras preciosas brasileiras, representando a riqueza mineral de nosso solo e as múltiplas expressões da piedade popular em honra à Virgem Aparecida, tão visíveis em toda a Diocese. Juntamente com o manto a imagem trará uma coroa de ouro e brilhantes; lembrando que na vida peregrina devem brilhar as virtudes da fé e da esperança, coroadas pela caridade, a exemplo de Maria.

O cortejo passará sobre o tapete de flores que será confeccionado pelas pastorais e movimentos da catedral, ao som de “A Padroeira”. Este tapete se estenderá ao longo dos 33 metros do corredor central da porta santa até o presbitério, onde o andor com a imagem da padroeira permanecerá acompanhado pelas 19 bandeiras dos municípios que compõem a Diocese de Nova Friburgo. Ao final da cerimônia, será feita a troca do manto da imagem peregrina que foi entronizada na Catedral em outubro de 2016. O manto será levado por três meninos representando os pescadores Felipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia, que descobriram a imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade