Quem passa pela Avenida Alberto Braune, na calçada em frente a Catedral de São João Batista, já deve ter observado os tapumes e a intensa movimentação de operários e máquinas na lateral da igreja. É que, no local, que vem passando por obras há alguns meses, será construído um novo jardim, dedicado a Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira da Diocese de Nova Friburgo.
De acordo com a diocese, o novo jardim que ocupará o espaço onde funcionou a livraria Agnus Dei, foi uma solicitação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o qual tombou a Catedral como patrimônio do Estado do Rio de Janeiro. Elaborado por um paisagista, o jardim seguirá os mesmos moldes da área dedicada a São João Batista, com flores e um belo gramado.
Antes da primeira reforma da lateral, realizada em 2015, funcionava do lado esquerdo da igreja um quiosque que vendia flores. A retirada da livraria, segundo a diocese, faz parte da última etapa que permitirá a devolução do conjunto arquitetônico original da igreja matriz.
Deixe o seu comentário