O fim de semana foi de chuva e oração em Nova Friburgo. Através da Associação Friburguense de Imprensa e Academia Friburguense de Letras, a comunidade pôde participar do projeto “Saudade Sim, Tristeza Não”, com a missa transferida da Praça Dermeval Barbosa Moreira para a Catedral São João Batista, já que não houve tempo hábil para preparar o altar no palanque, cedido pela Prefeitura, em virtude da chuva que caiu até poucos minutos antes de começar a missa. No sábado, 5, o terço, que seria coordenado pelos Arautos do Evangelho, foi cancelado pelo mesmo motivo, pois a chuva intermitente impediu a presença de público na praça.
Na missa do domingo, 6, a Catedral ficou lotada e também estiveram presentes católicos que participam do retiro de carnaval, que acontece até o fim da tarde desta terça-feira, 8. A missa foi presidida pelo padre Marcus Vinícius Brito de Macedo (vigário da Catedral) e concelebrada pelo padre Luiz Cláudio Azevedo Mendonça (coordenador de Pastoral do Vicariato Litoral da Diocese de Nova Friburgo, filiado à Associação Friburguense de Imprensa e acadêmico da Academia Friburguense de Letras).
Na abertura, o presidente da celebração citou o motivo daquele ato de fé: “Acolhemos esta missa porque entendemos neste momento a hora da reconstrução da nossa cidade e a reafirmação da nossa fé diante de Deus, que nos convida a orar”, afirmou o padre. A liturgia do dia abordou Deuteronômio 11, 18.26 -28.32; Salmo, 30, Romanos 3, 21 – 25ª.28: São Mateus 7, 21 – 27, que refletindo para os dias de hoje mostra que Deus quer fazer seu povo entender que o único caminho que de fato leva à felicidade consiste em seguir os mandamentos estabelecidos no decálogo. Na homilia, padre Marcus Vinícius ressaltou a importância da fé: “Neste momento é fundamental a certeza da nossa fé. É hora de dizer sim a Deus. Saudade sempre vai existir, mas tristeza não, pois Deus nos convida para o seu reino. Evidente que vamos nos lembrar sempre dos que se foram, mas Deus nos escolheu para a reconstrução da cidade, da nossa própria vida e do seu Reino. Acolhemos esta missa porque a eucaristia é a certeza da ressurreição e o encontro real com o criador. Queremos saudar aqui os diretores da Academia de Letras e da Associação de Imprensa, na pessoa do jornalista José Duarte, aqui presente, e parabenizamos todos pela iniciativa”, finalizou o sacerdote.
Os organizadores agradecem o apoio dos Arautos do Evangelho, do bispo diocesano d. Edney Gouvêa Mattoso (representado pelo padre Marcus Vinícius), Prefeitura de Nova Friburgo, A VOZ DASERRA, TVs Zoom e Focus e Rádio Nova Friburgo AM.
Deixe o seu comentário