Ter um animal de estimação em casa torna os dias mais alegres e divertidos. Mas além de dar carinho e atenção ao amigo de quatro patas, a missão de adotar ou comprar um companheiro também exige cuidados especiais - e muita responsabilidade. Uma boa alimentação, higiene e visitas periódicas ao veterinário, por exemplo, devem estar na lista de afazeres. Outro importante ato de amor e atenção ao pet é a castração.
Além de proporcionar uma vida mais saudável ao animal, evitando uma série de doenças e auxiliando o comportamento, o procedimento pode ajudar a salvar a vida de muitos cães e gatos impedindo que os bichinhos se reproduzam sem controle e, consequentemente, não tenham a mesma felicidade de alguns, que é a de encontrar uma família. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, calcula-se que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. A proporção estimada é de que para cada bebê que nasce no país, nasçam também 15 cães e 45 gatos. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes.
Para Welson Pacchini, que desenvolve voluntariamente um trabalho de resgate e cuidados a animais de rua em Nova Friburgo, é fundamental que se estabeleça um serviço itinerante de castração – o que ele chamou de ‘castromóvel’. “É necessário que os órgãos cabíveis promovam um serviço que atenda aos animais de rua, que se reproduzem descontroladamente, gerando um cenário constante de abandono. Eu faço: tiro do meu bolso, ajo por conta própria, mas um serviço institucional tem muito mais condições de realizar essas castrações em larga escala, num trabalho de prevenção mesmo, na cidade toda”, diz.
Em Nova Friburgo, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) realiza gratuitamente o procedimento de castração de animas, no próprio órgão. Para realizar a cirurgia é preciso fazer um cadastro na sede e apresentar a xerox da identidade, CPF, comprovantes de renda e residência e uma foto do animal. Vale lembrar que a intervenção oferecida pela prefeitura é destinada apenas a cães e gatos sem raça definida (vira-lata) e os donos devem comprovar que não possuem condições de pagar o procedimento para o animal em clínicas particulares. Mais informações sobre endereço e horários de atendimento pelo telefone (22) 2522-1356.
Deixe o seu comentário