Arquivo de Notícias
Cassar ou não cassar, eis a questão
sexta-feira, 29 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Câmara decide nesta segunda-feira vida pública de Dermeval Neto
Vice-prefeito eleito em 2008 e, posteriormente, alçado à condição de prefeito—cargo que exerceu entre setembro de 2010 e novembro de 2011—Dermeval Barboza Moreira Neto (PTdoB) enfrentará nesta segunda-feira, a partir das 9h, o julgamento político do Legislativo. O parecer final com cerca de 60 páginas elaborado pela Comissão Processante da Câmara já está pronto e recomenda o impeachment do denunciado. O afastamento definitivo se dará caso haja o entendimento de pelo menos oito vereadores (dois terços).
Dermeval Neto anuncia que irá comparecer à sessão. Segundo o ex-secretário municipal de Turismo, José Motta, amigo particular do prefeito afastado, Dermeval pretende “olhar no olho de cada um dos vereadores”, sentado na primeira fila da assistência. O denunciado terá direito a defesa oral, mas não se sabe se utilizará o tempo regimental que lhe será destinado. Além de uma decisão que originou a CP, Dermeval encontra-se afastado do cargo por uma decisão da Justiça Federal (já expirada) e outra na esfera estadual (em vigor).
Na sessão de julgamento haverá mudanças na composição representativa da Câmara. Os suplentes Samoel Grassini (PDT) e Jorge Carvalho (PTdoB) substituirão os titulares das cadeiras Marcelo Verly (PSDB) e Vanor Breder Pacheco (PSC). Vanor e Verly se julgaram impedidos de participarem do julgamento. O primeiro por ter sido secretário de Serviços Públicos na gestão de Dermeval, e o segundo por ter acatado uma recomendação do Ministério Público de não participar da CP por também ter sido secretário de Educação, na gestão do prefeito afastado. Jorge Carvalho—ex-líder do governo Dermeval—foi convocado para a vaga do primeiro suplente, Roberto Wermelinger (PSD), que também se considerou impedido por ter sido Secretário de Agricultura na administração do prefeito afastado.
Os vereadores terão que responder indagações diversas, entre as quais se Dermeval Neto teria praticado os atos narrados pela denúncia apresentada pelo advogado Ney Fabiano de Castro, que gerou a abertura da CP em março. Dermeval é acusado nas investigações de não prestar informações sobre requerimentos feitos pelos vereadores; ter retardado publicações de atos oficiais; ter sido incauto na defesa do interesse público e ainda por ter faltado com o decoro exigido pelo exercício do mais alto cargo do município.
Enfim, cassar ou não cassar, eis a questão!
Psol será o primeiro partido a definir candidaturas majoritárias
A semana será decisiva para a definição do quadro eleitoral friburguense, até porque, os 29 partidos políticos têm prazo até dia 30 para realizar suas convenções municipais para a escolha de seus candidatos majoritários e proporcionais, bem como das coligações. O Psol partirá na frente realizando sua convenção neste domingo, 24, a partir das 14h, no plenário da Câmara, quando será homologado o nome do sindicalista Edil Nunes como postulante à sucessão municipal.
O PCB e PSTU também farão as suas convenções conjuntamente com o Psol. O professor Ricardo Costa, o Rico, do PCB, será escolhido como o vice de Edil. Os três partidos já negociaram ainda uma coligação proporcional para lançamento de uma chapa única de candidatos à vereança com 25 nomes.
Justiça Eleitoral se reúne com partidos
A super segunda-feira política terá a reunião dos juízes eleitorais de Nova Friburgo com representantes dos partidos políticos e pré-candidatos, às 15h, no salão do júri do fórum. O objetivo do encontro é informar às agremiações partidárias os procedimentos básicos para dar pleno cumprimento à legislação eleitoral vigente no pleito de outubro. Será ainda uma oportunidade para que os pré-candidatos também possam dirimir suas eventuais dúvidas sobre temas como registros de candidaturas, propaganda eleitoral, representações, reclamações e prestação de contas de campanha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário