Casos de dengue em Friburgo passam de 1.800

Esta quinta-feira é o "Dia D" de combate ao Aedes Aegypti. Programação conta com blitz informativa no Centro, distribuição de panfletos e vistorias em diversos bairros
quarta-feira, 30 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Na manhã desta quarta-feira, pacientes aguardavam pelo atendimento no Centro de Hidratação (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Na manhã desta quarta-feira, pacientes aguardavam pelo atendimento no Centro de Hidratação (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Nesta quinta-feira, 31, às 8h, terá início mais uma edição do Dia D contra o Aedes aegypti, em Nova Friburgo. O evento será na Praça Dermeval Barbosa Moreira e tem como objetivo mobilizar a população para eliminar os focos do mosquito que, além da dengue, transmite a febre chinkungunya e o vírus da zika. As ações serão voltadas à conscientização da população, visando manter o controle da situação e diminuir expressivamente a presença do vetor de transmissão no município. Na ocasião, agentes de endemias estarão disponíveis para orientar e tirar dúvidas sobre cuidados relativos ao mosquito.

O evento contará com a participação de secretarias municipais e a mobilização também se estenderá às escolas. O intuito é encontrar possíveis focos, orientar e divulgar a campanha de combate ao mosquito junto às famílias dos alunos moradores vizinhos às escolas. Parceira da ação, a Unimed Nova Friburgo também estará presente no “Dia D” realizando a última etapa da “Operação Quintal Seco”, às 8h30. A programação conta com blitz no Centro e distribuição de panfletos. Simultaneamente, os agentes da Vigilância Epidemiológica farão vistorias em diversos bairros.

Mais de 1.800 infectados no município

De acordo com o último balanço da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, divulgado na tarde de quarta-feira, 30, Nova Friburgo contabiliza 1.824 casos de dengue e 47 gestantes com suspeita de zika vírus. Os números se referem ao período de 3 de janeiro até o dia 26 deste mês. Na semana passada, embora tenha crescido o número total de infectados, os dados apontavam a queda na quantidade de pacientes com a doença no período de uma semana. Na ocasião, foram 132 registros de dengue até o dia 19, enquanto entre o final de fevereiro e o início de março, o número total de novos casos da doença, por semana, passou de 300.

Conforme o novo boletim epidemiológico, o registro de casos de dengue voltou a subir. Na última semana foram 222 novos casos. Durante todo o ano de 2015, 180 pessoas foram diagnosticadas com dengue. Comparado ao ano passado, somente nos três primeiros meses deste ano, o aumento foi de 913%.

Casos no estado

Ainda na quarta-feira, 30, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria estadual de Saúde divulgou que no período entre 1º de janeiro a última terça-feira, 29, foram notificados 31.600 casos suspeitos de dengue no estado do Rio e uma morte pela doença confirmada. Comparado ao ano passado, quando foram registrados 15.610 casos suspeitos de dengue no estado, o mesmo período deste ano assinalou um aumento de 102%, isto é, mais que o dobro do número de infectados.

Com relação ao zika vírus foram 4.289 casos suspeitos no estado, sem nenhum óbito. Já sobre a febre chikungunya: 235 suspeitas e 26 casos confirmados. As notificações foram compiladas pela Secretaria estadual de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado.

Centro de Hidratação - Na manhã de quarta-feira, 30, quem passou em frente ao Centro de Hidratação, anexo ao Hospital Raul Sertã, pode observar a fila de pacientes que aguardavam pelo atendimento. O centro foi montado para tentar otimizar os atendimentos de pacientes infectados pelos vírus provocados pelo Aedes aegypti e está em funcionamento, desde o início deste mês. Na sala de hidratação criada, além de encaminhar os pacientes para o acolhimento, também são feitas as classificações de risco e os exames laboratoriais, que devem ficar prontos em cerca de 40 minutos. Nos casos mais graves, os pacientes recebem hidratação oral preventiva e podem ser encaminhados para atendimento médico. De acordo com a prefeitura, o atendimento no Centro de Hidratação funciona todos os dias da semana, das 8h às 18h. A partir deste horário, os pacientes devem procurar Centro de Tratamento de Urgência do Raul Sertã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aedes Aegypti | Dengue
Publicidade