Eloir Perdigão
Finalmente, depois de vencidos vários entraves burocráticos, as primeiras 56 casas começam a ser construídas, pela Prefeitura, no Parque das Flores, para desabrigados da tragédia de janeiro passado. São pré-moldadas, do sistema construtivo de casas de concreto PVC, do tipo da que se encontra em exposição no pátio do Posto Irmãos Thurler, no Prado, em Conselheiro Paulino. Esta tem 43 metros quadrados e as do Parque das Flores serão um pouco menores, de 36 metros quadrados. A empresa construtora é a Global Housing International, que tem como distribuidor no Rio de Janeiro o engenheiro Ivan Fritsch, que está em Nova Friburgo desde janeiro, justamente oferecendo essa nova modalidade de construção de casas. A novidade é o prazo de entrega das casas. Oficialmente, dez dias, mas pode ser entregues em até sete dias.
Esta é a primeira vez que a empresa presta serviços em Nova Friburgo. Só aguardava as determinações legais para iniciar o trabalho no Parque das Flores. No local já foram instalados alojamentos, os profissionais já estão trabalhando e a partir desta semana os radiers (alicerces) começam a ser colocados para a instalação das casas.
Casas deste tipo já foram construídas no Chile, após um terremoto. Os radiers ficam fixos sobre a terra, com uma armação de ferro especial e sobre eles é levantado o perfil de PVC e dentro desse perfil é colocado o concreto. Daí o sistema construtivo de concreto PVC. A facilidade oferecida é, quando levantadas as paredes, as casas já estão em acabamento final, sem reboco ou pintura.
Essas casas costumam ser entregues prontas em dez dias, porém, após a etapa das primeiras dez casas, podem chegar a sete dias. Quem quiser conferir esse tipo de construção pode observar o protótipo no Posto Irmãos Thurler. Têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro; uma grande resistência, pesam aproximadamente 20 toneladas, quando uma casa convencional não chega a dez toneladas. “Elas têm o peso necessário para ficarem fixas na localização que se quer”, enfatiza Ivan.
A empresa teve sua primeira localização no Brasil em Santa Catarina e já tem projetos no Nordeste e no Rio de Janeiro, onde deve ser erguida uma fábrica da empresa, já que a demanda no estado tem sido grande. Participa também do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, financia casas pela Caixa e atende a interessados em geral em todo o Brasil, em conjuntos ou unidades individuais.
A previsão de Ivan para entregar as 56 casas do Parque das Flores—embora todo o processo tenha demorado muito e já começa a temporada de chuvas—é para o início de dezembro próximo. O protótipo instalado no Posto Irmãos Thurler teve uma média de visita no mês de março deste ano de 38 pessoas por dia. Passaram por ele autoridades governamentais e pessoas de Nova Friburgo e de outras cidades. Todos queriam ver a casa e saber do processo de construção. A partir desta semana as visitas poderão ser retomadas, sempre com uma pessoa credenciada a prestar todas as informações.
Deixe o seu comentário