As fortes chuvas da noite de quarta-feira, 21, e da madrugada de ontem, 22, provocaram estragos em vários bairros e distritos. Os mais atingidos foram Mury, onde ocorreram várias quedas de barreiras, e Conselheiro Paulino, onde inúmeros imóveis foram inundados com o transbordamento do Rio Bengalas. Na manhã de ontem, moradores e comerciantes tentavam limpar a lama que invadiu seus imóveis e, ao mesmo tempo, contabilizavam os prejuízos sofridos. Em Mury, cinco casas foram interditadas pela Defesa Civil. De acordo com o coordenador do órgão, tenente-coronel Roberto Robadey, o volume de chuva em menos de 24 horas registrado na estação hidrológica (de monitoramento de chuvas) localizada no Pico do Caledônia foi o esperado para 23 dias. Os moradores desalojados buscaram abrigo em casas de vizinhos e parentes. A Secretaria Municipal de Promoção Social tem um esquema montado para atender a eventuais casos de moradores que não tenham para onde ir.
Nas margens da rodovia RJ-116, uma família deixou a casa onde morava e tentou salvar alguns móveis e utensílios. Próximo dali, duas encostas deslizaram. Na tarde de ontem, a chuva diminuiu e teve início o trabalho de limpeza das casas atingidas pela lama no distrito de Conselheiro Paulino. Embora tenha chovido com menor intensidade neste distrito em relação a Mury, várias ruas ficaram alagadas devido ao transbordamento do Bengalas. Segundo a Defesa Civil, o principal rio de Nova Friburgo chegou a 3,5 metros acima do nível normal, que na altura do Prado é de 1,27 metro.
Como em alguns trechos as ruas próximas ficam abaixo do nível do Bengalas, bastou o leito do rio subir para as galerias de captação de águas ficarem obstruídas, causando o refluxo das águas nas ruas. Em muitas delas a água invadiu casas e estabelecimentos comerciais. Numa oficina mecânica, por exemplo, o excesso de água e lama teve que ser retirado com o auxílio de uma bomba d’água. No Colégio Municipal Rui Barbosa o acesso ficou interditado durante toda a manhã de ontem, assim como em outras ruas próximas.
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Nova Friburgo, páginas da internet especializadas na previsão meteorológica indicam menor quantidade de chuvas na Região Serrana do estado nos próximos dias. Há possibilidade de volumes de chuva inferiores a 20 milímetros entre esta sexta-feira, 23, e o início da próxima semana. A previsão é de que o tempo só irá melhorar a partir de domingo, 25.
Tráfego na RJ-116 está liberado, mas concessionária recomenda muita atenção
O tráfego de veículos na RJ-116 (Itaboraí/Nova Friburgo/Macuco) já foi liberado no fim da manhã de ontem, quinta-feira. Segundo a concessionária Rota 116, mais cedo a queda de três barreiras nos quilômetros 52, 61 e 69 chegaram a interromper por completo a circulação de veículos na rodovia. Desde o início da manhã equipes da concessionária trabalhavam com máquinas e caminhões para efetuar a desobstrução das pistas.
A concessionária Rota 116 aconselha os motoristas a circularem com atenção redobrada, em baixa velocidade e respeitando a sinalização. A recomendação dos técnicos é de que os motoristas aguardem em local seguro, em caso de chuva forte, para continuar viagem. O telefone da Rota 116 para saber as condições de tráfego na RJ-116 é 0800 282 0116 (ligação gratuita).
Deixe o seu comentário