Casal de brasileiros refaz roteiros históricos na Europa

sexta-feira, 19 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Casal de brasileiros refaz  roteiros históricos na Europa
Casal de brasileiros refaz roteiros históricos na Europa

Os jornalistas belo-horizontinos Mateus Parreiras, 34, e Paola Carvalho, 31, tinham uma vontade antiga: escrever livros infanto-juvenis que gostariam de ter lido em suas épocas, que reunissem aventura e conhecimento. Sempre foram amantes de ficção e história, mas a correria do trabalho em redações de grandes jornais nunca os deixou realizar este sonho. Isto até 2011, quando dizem que “cometeram a loucura de deixar os empregos que sempre quiseram para viajar pelo velho mundo”. 
Com o dinheiro reservado para a compra de um apartamento, percorreram mais de sete mil quilômetros de carro e passaram por 13 países: Portugal, Espanha, França, Mônaco, Itália, Vaticano, Áustria, República Tcheca, Holanda, Bélgica, Escócia, País de Gales e Inglaterra. Durante quatro meses refizeram roteiros históricos, como o da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, o da Corte Portuguesa que veio para a sua colônia, o de Joana D’Arc, o de Napoleão Bonaparte, entre outros. “Queríamos ver de perto os lugares que seriam ambientes de nossos livros e acabamos entrando no túnel do tempo”, afirma Paola.
Com a cara e a coragem, eles lançaram no fim do ano passado, num projeto independente, a série Spadah - o resultado desta “aventura”. O volume inicial é o eBook Caçada nos Mares Proibidos - Aventuras na Rota da Índia. É o primeiro livro de aventuras históricas interativas do Brasil neste formato tecnológico. Voltado para o público infanto-juvenil e até para os mais grandinhos, conta a história do grumete Eusébio, de Lisboa, que embarca por mares desconhecidos numa missão secreta para garantir o comércio entre Portugal e Índia. 
O diferencial é que o leitor é quem define a história – há duas opções de continuidade ao fim de cada capítulo. Assim, o personagem principal pode levá-lo à África, ao Egito, selvas e mares que poucos se atreveram explorar. No caminho de tesouros e perigos o leitor encontra personagens épicos, como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral. Há 23 finais. Portanto, quando encontrar um “FIM” pode optar por novo ponto de partida e levar Eusébio para outro desafio. Tudo depende das escolhas do leitor. 
O eBook, que já figurou entre os dez mais vendidos da Amazon, está à venda nas grandes livrarias virtuais para ser lido em e-readers, tablets, computadores e celulares. Os primeiros capítulos, o booktrailer, o vídeo dos autores, as resenhas dos historiadores Fábio Pestana Ramos e Mary Del Priore, o tutorial sobre como comprar e ler, além de outras informações, podem ser acessados no site www.spadah.com.br.
SOBRE OS AUTORES - Mateus Parreiras, 33, e Paola Carvalho, 31, são jornalistas mineiros amantes dos livros e aficionados por aventuras. Entre o trabalho em redações de jornais de Belo Horizonte (Estado de Minas e Hoje em Dia) e de São Paulo (Grupo Folha e Metro), os dois desenvolveram o sistema, pediram demissão de seus empregos e embarcaram para a Europa. Hoje Mateus Parreiras é repórter do jornal Estado de Minas, e Paola Carvalho repórter da revista Veja BH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade