Hoje, 30, às 18h, no auditório da Universidade Estácio de Sá, a Drª. Sandra Fernandes da Silva apresentará sua pesquisa sobre riscos remanescentes em Nova Friburgo juntamente com o pesquisador e autor dos estudos, Jorge Pimentel—ambos geólogos da CPRM/Serviço Geológico do Brasil. O tema da pesquisa é “Setorização do risco remanescente no município de Nova Friburgo–RJ” e os autores são Jorge Pimentel, Edgar Shizato e Carlos Eduardo Osório Souci.
A iniciativa faz parte da Comissão de Avaliação de Projetos do Instituto Fribourg-Nova Friburgo (Casa Suíça) que tem trabalho em parceria com as autoridades do cantão de Fribourg e com a Associação Fribourg-Nova Friburgo, na Suíça, na realização de ações concretas que visem a reconstrução da cidade.
No momento, o instituto está trabalhando em duas frentes: reconstrução e prevenção. Em relação à reconstrução, o instituto está apoiando três projetos, um deles já em andamento—a reconstrução da cozinha comunitária e de dois depósitos na Casa dos Pobres. Os outros dois projetos estão dependendo de laudos e de ações preliminares de organismos municipais e estaduais.
Com relação ao projeto de prevenção, a Casa Suíça está organizando uma viagem de estudos na área de prevenção de riscos em Genebra, Suíça. A geóloga Sandra Fernandes da Silva, Ph.D em Engenharia Geotécnica pela Universidade de São Paulo em São Carlos, ficará três meses estudando no CERG-C—Certificado de Especialização para a avaliação e gestão de riscos geológicos e climáticos relacionados—no departamento de riscos geológicos, e se compromete a aplicar os resultados da sua pesquisa em Nova Friburgo.
O treinamento de cientistas para reduzir o impacto dos riscos naturais tem sido o foco principal da CERG-C desde a sua criação em 1988. A essência do trabalho é educar os participantes sobre como incorporar a ciência do risco à realidade cotidiana na tentativa de reduzir as perdas a um nível aceitável. Outro ponto do treinamento é como se comunicar eficazmente com os órgãos governamentais, mídia, público e setores privados, antes, durante e depois de desastres naturais.
Deixe o seu comentário