Casa Suíça ganha bandeiras das 14 regiões de onde partiram os imigrantes

Evento da Associação Nova Friburgo-Fribourg marca o pré-lançamento do projeto 200 anos da imigração
domingo, 18 de novembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
As bandeiras hasteadas (Foto: Divulgação Leonardo Vellozo)
As bandeiras hasteadas (Foto: Divulgação Leonardo Vellozo)

Nesta sexta-feira, 16, a Associação Nova Friburgo-Fribourg apresenta as bandeiras dos 14 cantões participantes da imigração suíça para Nova Friburgo. A cerimônia de hasteamento, às 10h na Casa Suíça, junto à Queijaria Escola, em Conquista, dá a largada nos festejos dos 200 anos da imigração suíça no município, celebrados no ano que vem. O evento esta semana tem a participação do cônsul feral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss. Segundo o presidente da associação de intercâmbio, Geraldo Thuler, os mastros já estão prontos e as bandeiras oficiais foram cedidas especialmente para serem hasteadas na Casa Suíça pelo próprio consulado.

As 14 bandeiras correspondem às regiões de onde vieram os primeiros colonos suíços para Nova Friburgo que fundaram a Vila de Nova Friburgo. Os cantões foram identificados a partir do cadastramento das primeiras famílias de imigrantes, o que evidenciou a partir das informações sobre seus locais de partida, que não eram todos de uma única região.

“Inicialmente foram inscritas famílias de dez cantões para a imigração, mas com o passar do tempo tivemos conhecimento, pelo cadastro geral, que foram indicados como locais de origem pelos suíços que chegaram em 1819 a Nova Friburgo 14 cantões: Fribourg; Valais; Argovie; Lucerne; Soleure; Vaud; Schwytz; Neuchâtel; Genève; Berne; Jura; Saint Gall; Bâle; e Unterwald. As bandeiras dessas regiões que serão hasteadas, em homenagem a todos os colonos e fortalecendo ainda mais nosso vínculo com as origens”, explica Geraldo Thuler.

Na ocasião será realizado o pré-lançamento do projeto “200 anos da Imigração Suíça”, que de acordo com Geraldo, terá shows, eventos e viagens. Um dos destaques será o hasteamento de uma bandeira que mescla as cores da Suíça e do Brasil, de 20 metros de largura, na Pedra do Imperador. “Nossa proposta ao lembrar o primeiro grupo de imigrantes, que em 19 de novembro de 1819 chegaram ao Morro Queimado, é marcar as origens. Uma das atividades será a viagem histórica, organizada pela associação. No dia 14 de julho de 2019 estaremos na Holanda, na cidade de onde embarcaram os colonos”, conta o presidente da associação. A viagem é aberta a todos que quiserem participar, sendo necessário um cadastro junto a associação para fazer parte do grupo. São vários roteiros, de longa e curta duração. Mais informações sobre os percursos e valores com a agente de viagens Fátima, pelos telefones (22) 2523.7973 ou (22) 99946.6497.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade