No ano em que celebra os 200 anos da imigração Suíça para Nova Friburgo, a Associação Nova Friburgo-Fribourg, busca apoio para realizar os eventos comemorativos, previstos até 2020. Será apresentado na próxima segunda-feira, 14, às 18h, para os empresários locais, o projeto desenvolvido pela Colônia Suíça no município, que inclui as atividades do “Agosto Suíço”, shows e viagens. A reunião será na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.
Segundo o presidente da Colônia Suíça, Geraldo Thuler, algumas iniciativas previstas no projeto já foram realizadas no ano passado, como o hasteamento das 14 bandeiras, que representam os cantões participantes da imigração suíça para o município. Mas outras precisam de aprovação, além do apoio de empresários do setor comercial: “Nosso ano será de muitos desafios. Já preparamos a programação que será apresentada ao grupo, para atrair apoiadores”, afirma o presidente.
O pré-lançamento do projeto “200 anos da Imigração Suíça”, aconteceu em novembro de 2018. Na ocasião, o presidente destacou que além das bandeiras dos cantões, a associação está confeccionando uma bandeira que mescla as cores da Suíça e do Brasil, de 20 metros de largura, para ser hasteada na Pedra do Imperador.
“Nossa proposta ao lembrar o primeiro grupo de imigrantes, que em 19 de novembro de 1819 chegou ao Morro Queimado, é marcar as origens. Uma das atividades será a viagem histórica, organizada pela associação. Em julho estaremos na Holanda, na cidade de onde embarcaram os colonos”, contou Geraldo.
Parte do projeto, a viagem que tem como tema “O Trajeto do Imigrante”, reúne entusiastas e descendentes de imigrantes e também será discutido na reunião com os empresários:
“A viagem é aberta a todos que quiserem participar, sendo necessário um cadastro junto à associação para fazer parte do grupo. São vários roteiros, de longa e curta duração. Mais informações sobre os percursos e valores com a agente de viagens Fátima, pelos telefones (22) 2523.7973 ou (22) 99946.6497”, explica.
Outro destaque são as celebrações do “Agosto Suíço”, com previsão de cortejos de lanternas no dia 1º, que é o Dia Nacional da Suíça no Brasil, competições envolvendo atletas das duas nacionalidades, exposições e shows de talentos. No projeto está também a organização de uma exposição itinerante da maquete de um dos navios em que os imigrantes viajaram e a comemoração dos 34 anos de fundação do Instituto Nova Friburgo-Fribourg.
Deixe o seu comentário