Casa Eliza Vidal promove palestra e oficina com a escritora Nilza Rezende

Evento integra agenda de cursos promovidos pelo novo espaço cultural de Nova Friburgo
terça-feira, 14 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Nilza Rezende (Foto: Divulgação)
Nilza Rezende (Foto: Divulgação)

Nesta quarta, 15, às 19h, a escritora carioca Nilza Rezende faz palestra sobre a interferência da vida na literatura, sob o título "Mas isso aconteceu com você?" e na quinta, 16, das 10h às 13h, conduz a oficina “Escreviver: quando a vida, a memória e a ficção se encontram”. A partir de motivações literárias, o participante é convocado a romper barreiras e escrever contos, crônicas e poemas, usando a sua experiência de vida e suas memórias.

Os eventos serão no novo espaço cultural aberto em Nova Friburgo, a Casa Eliza Vidal, com curadoria de conteúdo da Conectivos, que está divulgando extensa programação de cursos livres em junho. Entre as atividades previstas constam lançamentos de livros, clubes de leituras, workshops e oficinas sobre arte e cultura, educação e filosofia, comportamento, tendência e sustentabilidade. A Casa Eliza Vidal fica na Rua Monsenhor Miranda, 30, Centro. Contatos: (22) 2524 3040 // contato@casaelizavidal.com // www.casaelizavidal.com.   

Sobre Nilza Rezende

A carioca Nilza Rezende deu início à carreira literária em 1993 com livros infanto-juvenis, dentre os quais o título “Já pensou se alguém acha e lê este diário?”. Escreveu a comédia “Delicadas e Perversas” para teatro, encenada em São Paulo, e é coautora da peça “Terapia de Casal”, um dos 12 projetos selecionados pelo CCBB no Projeto Brasil em Cena 2013. Para cinema, roteirizou o making-of do filme “Guerra de Canudos”, em 1997, e é corroteirista de “E Deus usa havaianas...”, um dos vencedores do edital para desenvolvimento, da Riofilme, de 2012.

Em 2003 lançou seu primeiro romance, “Um deus dentro dele, um diabo dentro de mim”, aclamado pela crítica literária brasileira. Com o conto “Por acaso”, integrou a antologia “25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”, organizada por Luiz Ruffato e publicada em 2004. No mesmo ano, lançou o volume de contos “Elas querem é falar...”, uma bem-humorada radiografia da moderna mulher urbana, e o livro de arte “Pão de Açúcar, a marca do Rio”.

Entre seus romances, destacam-se ainda “Bocas de mel e fel” e “Dorme, querida, tudo vai dar certo”. No gênero ensaio, publicou “Da palmatória à sedução: imagens do professor na literatura brasileira”, resultado de pesquisa para mestrado na PUC-Rio. Entre outras antologias, integrou “Contos para ler na cama” e “Recontando Machado”.

Como conferencista participou de três bienais internacionais do livro no Rio de Janeiro: 2003, 2005 e 2009. E ainda da 15ª Primavera dos Livros e da Bienal do Livro de Campos, RJ, em 2014. Atualmente, realiza oficinas de escrita criativa no Rio e outros estados brasileiros.

Nilza Rezende foi professora-assistente da PUC-Rio e pesquisadora da cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, entre 2008 e 2012, responsável pela coordenação-executiva do projeto Mais Cultura - Agentes de Leitura, convênio entre a PUC e o Ministério da Cultura.

Mestre em literatura, é graduada em Letras e Comunicação (Jornalismo) e sócia da empresa Compostela Comunicação, que atua na área de comunicação e marketing desde 2002. Com tanta diversidade em sua vida profissional, não admira que Nilza Rezende seja reconhecida como ‘possuidora de dons’, como: “transformar vida em literatura, ideias em filmes e peças de teatro, alunos em mestres e escritores, narrativas circulantes pela vida, em obra”. Seu mais recente livro — Chico, eu te amo — foi lançado em 2014. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade