Peter Howard Wertheim Jornalista internacional
O ano de 2008 se encerra em meio a um cataclismo financeiro no mundo e severas inundações no Brasil – vide Santa Catarina e Campos, no Rio de Janeiro. Muita incerteza, a sombra do desemprego, o medo do futuro, a escassez de amor e solidariedade. Grandes espectativas despontam com a chegada da nova administração municipal em Nova Friburgo.
Eis umas pérolas abaixo para nos confortar:
A palavra Crise, em chinês, é formada por dois ideogramas: risco e oportunidade.
Oportunidade nos traz à memória duas reflexões:
“O pessimista vê dificuldade em toda oportunidade. O otimista vê oportunidade em toda dificuldade.” (Winston Churchill, primeiro-ministro britânico durante a Segunda Guerra Mundial).
“Nesta vida não podemos fazer grandes coisas. Podemos, somente, fazer pequenas coisas com grande amor.” (Madre Teresa)
Para Albert Einstein, grande físico que ganhou o Prêmio Nobel, a religiosidade primária não é a do cientista. Ele diz: “O sábio, consciente da lei de causalidade de qualquer acontecimento, decifra o futuro e o passado, que estão submetidos às mesmas regras de necessidade e determinismo. (...) Sua religiosidade consiste em espantar-se, em extasiar-se diante da harmonia das leis da natureza, revelando uma inteligência tão superior, que todos os pensamentos humanos e todo seu talento não podem desvendar, diante dela, a não ser seu próprio nada irrisório. Esse sentimento desenvolve a regra dominante da sua vida, de sua coragem, na medida em que supera a escravidão dos desejos egoístas.” (Como Vejo o Mundo, Albert Einstein, Ed. Nova Fronteira, RJ, 1981, 213 pp. ver p. 23).
Outras citações de Einstein muito apropriadas para esta época de Natal e reflexão interior sobre nossos valores.
“Deus não joga dados com o mundo. Ele é sutil, mas não é maldoso.”
“A matemática também pode ser aplicada à mística, porque tanto esta quanto aquela são uma captação cósmica, e não uma captação mental.”
“Futuras gerações não acreditarão que um Homem como Gandhi passou pela face da terra, em carne e osso.”
“A matemática reside no princípio creador. Ela é absolutamente certa enquanto se mantém no abstrato, mas perde da sua certeza na razão direta da sua concretização.”
“Deus creou o homem o menos possível para que possa crear o máximo possível.”
“O livre-arbítrio é o poder de ser causa própria. Podemos trocar o determinismo pela autodeterminação.”
“Nenhum homem pode encontrar Deus, mas Deus pode encontrar o homem, se ele for permitir.”
“... agora que envelheci, passei a olhar a morte como uma dívida antiga que é preciso, afinal, saldar. Contudo, instintivamente, faz-se quanto é possível para delongar esse acontecimento. Tal é o jogo que a natureza joga conosco. Podemos achar graça por assim ser, mas não conseguimos libertar-nos do instinto de sobrevivência a que todos estamos presos.”
Que em 2009 você perceba as oportunidades e aproveite-as fazendo muitas pequenas coisas com grande amor.
Deixe o seu comentário