CARTA AO POVO FRIBURGUENSE

terça-feira, 28 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra
CARTA AO POVO FRIBURGUENSE
CARTA AO POVO FRIBURGUENSE

Ao encerrar o nosso 8º Festival Internacional de Inverno, entusiasmado pela beleza de seus eventos e pelo calor dos milhares de friburguenses que acorreram, pela alegria e pelo orgulho que vislumbrei nos semblantes de todo o povo, me vejo obrigado a me dirigir a todos, ainda emocionado.

Que gente!

Nova Friburgo não é apenas uma cidade.

Nova Friburgo é um parque de vida.

É um parque habitado, de 1000km2, que se forma desde o alcantilado de suas serras de 2300 m de altitude, serras de matas imemoriais com milhões de árvores povoadas por milhões de pássaros e animais silvestres, serras de águas, centenas de córregos, riachos e rios que descem pelas encostas, ao longo dos vales, escondidas nos talvegs (vão inclinado entre duas montanhas que se encontram).

Nova Friburgo se constitui, principalmente, das gentes que formaram a cidade e que cada recanto acolheu, das famílias daqueles que a colonização levou para lá ou dos apaixonados por tantas belezas.

Nova Friburgo se constitui dos pequenos povoados, das vilas encantadoras e, enfim, no meio das enormes montanhas dos picos da Caledônia, da Pedra do Imperador, das Catarinas, das Duas Pedras e das altaneiras encostas do Anchieta histórico, nesse parque inimaginável que abraça a Cidade inteira e todo o seu Povo; quase 200.000 pessoas, pessoas que o velho e cansado Bengalas, ao longo de quase dois séculos, recebeu ou viu nascer e crescer.

Nós não somos apenas uma cidade, cidade que ocupa apenas 3,0% de seu chão.

Somos muito mais que isso, somos uma Nação de seres, homens e mulheres, que conosco se abrigam neste Parque de Vida.

O nosso projeto de gestão não pode restringir-se a gerenciar a vida urbana. Deve ser um projeto de gestão do Parque vivo que somos em que devem conviver, harmonicamente, a Natureza e as Pessoas, os jovens e os idosos unidos, unidos pelo amor do que Deus nos deu; unidos pelo sentimento de profunda solidariedade que devemos ter todos, uns com os outros.

Abraçar, em um sonho fantástico, o nosso passado na sua história, o nosso presente no nosso trabalho, e o nosso futuro na esperança de nossos ideais.

Nada mais grandioso para nos levar a todos esses sentimentos a que a música, estes dias, nos enlevou.

Viva Nova Friburgo !

Heródoto Bento de Mello

Prefeito Municipal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade