Da capital do estado do Rio de Janeiro contabilizamos os números da tragédia que atingiu a Região Serrana do Rio. Os números nos açoitam, entristecem os nossos corações e nos levam a questionamentos íntimos e secretos: por quê? Planos, projetos, esperanças se misturaram a lama e escorreram nas enxurradas. O nosso coração pesado está confundido em seus sentimentos e não sabemos se choramos, enterramos nossos mortos ou ficamos com raiva do possível responsável. Quem seria o responsável?
O mundo vem dando sinais e o homem finge ou não quer perceber as suas reais transformações. As modificações climáticas são reais, mas nos perdemos em nossas vidas e acreditamos que tais sinais apenas pertencem ao mundo exterior. A realidade nos mostra que as alterações climáticas estão aqui, bem na nossa frente.
É momento de crermos, por mais difícil que seja, de buscarmos a Deus neste momento. Mas, muitos podem questionar aonde estaria Deus neste caos ou porque não conseguimos ver o seu mover. No primeiro capítulo de Gênesis vemos que Deus deu ao homem o domínio da terra e toda a sua criação. Algo precioso nos foi dado para cultivarmos e cuidarmos com zelo e carinho. Poderíamos incluir o meio ambiente nesta discussão? Claro que sim. Nós, serranos, estamos colhendo algo que o mundo vem plantando há muito tempo: o descaso com o meio ambiente. Nevascas, tsunamis, terremotos, cheias e tantos fenômenos. E agora, vidas são ceifadas numa chuva de madrugada sem dó e piedade.
Aos que ficaram preciso dizer o seguinte: agradeça a Deus por você estar vivo no dia de hoje. Celebre a tua existência de todo o teu coração se a tua casa não foi destruída. Há almoço na tua mesa? Saiba que há famintos fisicamente e espiritualmente. Permita-se ser instrumento de Deus na vida do teu irmão e acolha e abrace aos que tudo perderam. Para quem há muito tempo não fala com um parente é hora de acertar os ponteiros. O perdão precisa ser liberado e a mágoa esquecida. Abrace o teu pai se ainda pode e beije a sua mãe com todo o teu amor. Diga a tua esposa o quanto a ama. A Bíblia diz que a vida é como um sopro e podemos constatar isto nestes dias. Aos que perderam seus familiares, não é vergonha chorar, se desesperar e achar que o mundo acabou. Seja forte, você vai levantar, as marcas ficarão, não posso mentir para você, mas creio que aquele que me sustenta é poderoso mais ainda para te sustentar.
Sl 107;13 “Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas aflições.”
(*) Jornalista e radialista
Deixe o seu comentário