Arquivo de Notícias
Carros oficiais começam a ser marcados
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Medida faz parte do monitoramento da frota da Prefeitura, visando contenção de gastos com a má utilização dos veículos
O Departamento Operacional de Transporte (DOT) iniciou na tarde de terça-feira, 15, a marcação dos pneus de todos os veículos pertencentes à frota municipal com a sigla PMNF, referente à Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. A marcação dos pneus faz parte das ações de monitoramento da frota, que visam a diminuição de gastos com a má utilização dos veículos e possíveis fraudes.
"A marcação dos pneus está sendo feita para um controle na hora da troca. Todas as carcaças vão ser identificadas com uma marca quente — PMNF. Quando esses pneus tiverem a necessidade de serem trocados, essas carcaças deverão ser enviadas ao almoxarifado e vão receber um novo pneu marcado”, explicou Aristóteles Miguel Cruz, coordenador do Departamento Operacional de Transporte.
Todo o processo de monitoramento da frota começou a ser planejado assim que Aristóteles Miguel Cruz ficou sabendo que seria o responsável pelo Departamento Operacional de Transporte e passou ser posto em prática a partir de janeiro deste ano. "Nós começamos com alguns pontos a serem preenchidos até o fim do ano. O primeiro foi a legalização total da frota. Nós fizemos um estudo minucioso de toda a documentação e neste ano de 2013 já temos nossos carros com o DPVat e IPVA pagos. Fizemos também um seguro de toda a frota, o que traz tranquilidade muito grande para o município, já que se esses veículos estiverem envolvidos em algum acidente o seguro cobrirá todas as despesas, assim como qualquer outro sinistro que houver, o reboque, assistência técnica etc, tudo isso é feito através da seguradora”, informou Aristóteles.
Mais dois pontos foram postos em prática: o controle efetivo das infrações, no qual todos os motoristas infratores recebem a infração cometida com os veículos oficiais em nome próprio e devem arcar com as despesas — com isso, os motoristas passam a evitar irregularidades e a Prefeitura economiza com pagamento de multas; e o controle de abastecimento através do Controle Total de Frota (CTF), programa da Petrobras que já apresentou uma redução de aproximadamente 30% no consumo de combustível.
A última ação desenvolvida é o estudo que está sendo realizado para viabilizar a padronização da frota. Com isso, todo o processo de manutenção e compra de peças e equipamentos ficam facilitados e a Prefeitura passará a economizar nesses processos. A padronização da frota é uma prática adotada em todas as grandes empresas do país.
O processo de monitoramento começou a ser planejado quando Aristóteles
Miguel Cruz assumiu o Departamento Operacional de Transporte
Veículos devem receber câmeras de vídeo e GPS
"Para 2014 o governo Rogério Cabral, a fim de sempre fazer o melhor custo-benefício para o município, vai implantar no novo orçamento o GPS. Com o GPS vamos ter um controle total da frota: onde o carro está; como está sendo conduzido, tudo em tempo real via online. Nesse sistema online o gestor da frota pode facilmente acessar e ver onde cada veículo está”, adiantou o coordenador do DOT.
Será também implantada a manutenção preventiva. Hoje basicamente a manutenção dos veículos é realizada quando o carro já está danificado. Uma oficina está sendo estruturada para o ano que vem, funcionando especificamente para a manutenção preventiva, efetuando a troca das peças que apresentarem desgaste antes que causem danos maiores ao veículo.
Além da padronização da frota, a renovação gradual já passa a ser estudada e deve ter início já em 2014. A renovação será planejada junto ao sistema de "uso e necessidade”, como explica o coordenador do DOT, Aristóteles Miguel Cruz. "Estamos estudando também a viabilidade do ‘uso e necessidade’, quer dizer, a secretaria vai ter o carro que ela necessita e dentro da especificação que ela precisa. Se for uma estrada de chão, ela vai ter um carro 4x4, se for apenas para circular no asfalto ela terá um carro comum. Nós vamos dimensionar a necessidade de cada secretaria”, informou.
O último e talvez o mais importante ponto previsto para o ano que vem será a implantação de câmeras no painel dos veículos. A partir das câmeras, todos os condutores serão observados e a Prefeitura poderá identificar como seus motoristas estão conduzindo os veículos, as irregularidades que estão cometendo, além de servir para a segurança de todos os passageiros.
A marca com a inscrição "PMNF” é prensada a quente utilizando-se um ferrete
A marcação dos pneus da frota da Prefeitura visa coibir fraudes e uso irregular
Educação será o tema da terceira audiência pública promovida pela Câmara para discutir Plano Plurianual 2014-2017 e Orçamento 2014
Será realizada nesta sexta, 18, das 18h às 21h, no plenário da Câmara de Nova Friburgo, a terceira audiência pública para debater o Plano Plurianual (PPA) 2014-2017 e a Lei de Orçamento Anual (LOA) 2014, encaminhados pela Prefeitura e que deverão ser votados no início de dezembro. Desta vez o tema será educação pública municipal, e contará com a participação de vereadores e assessores, do secretário municipal de Educação, professor Larry Busquet, e membros de sua equipe, conselheiros municipais de educação, além de outras pessoas interessadas no tema.
Promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo municipal, a audiência faz parte da estratégia da Câmara de conceder total transparência às ações de planejamento da gestão municipal: "As manifestações ocorridas recentemente apontam a necessidade de envolver os cidadãos no debate da proposta orçamentária do governo municipal, pois tudo o que será realizado pela administração pública depende da sua prévia inclusão no PPA e na LOA, conforme previsto na Lei Federal nº 4.320/1964”, declarou o vereador Marcelo Verly, presidente da comissão e autor da proposta de realização de audiências, aprovada por unanimidade.
Vereador questiona modo de contratação de empresa
O vereador Cláudio Damião ingressou com representação junto ao Ministério Público a fim de que seja investigada a contratação sem licitação da empresa de consultoria IDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial, por mais de R$ 2 milhões. "Não estou julgando se a Prefeitura deveria ou não contratar tal serviço, mas a forma da contratação”, frisou o vereador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário