Mais uma tentativa de melhorar o fluxo de veículos e consequentemente reduzir o tempo que motoristas e passageiros perdem em congestionamentos nas principais vias no centro da cidade foi anunciada pela Prefeitura de Nova Friburgo. A partir de 1º de dezembro, carretas articuladas não poderão mais trafegar, das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira, no eixo de perímetro urbano da RJ-116, no trecho entre o trevo de Duas Pedras até a Praça Marcílio Dias, no Paissandu (avenidas Costa e Silva, Rui Barbosa, Santos Dumont, Galdino do Valle e Padre Roberto Saboia de Medeiros) no sentido Rio de Janeiro. A mudança no trânsito é experimental e vai durar 120 dias, segundo decreto publicado na quarta-feira, 28, no Diário Oficial do município.
“Desafogar o trânsito nos horários de pico é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade”, disse o subsecretário da pasta Carlos Alberto Bayer. O trecho tem cerca de 3,5 quilômetros e recebe veículos de pelo menos cinco cruzamentos, onde o fluxo dá nó quase todos os dias.
Segundo o vereador Ricardo Figueira, a proibição da circulação de carretas no Centro foi proposta por meio de um projeto de lei da Prefeitura enviado à Câmara. “A Prefeitura queria proibir o tráfego desses veículos, em horários específicos, no sentido Paissandu e também no sentido Conselheiro Paulino, mas embargamos, porque era necessário ouvir a categoria para saber o ônus disso para as empresas do setor. Montamos, então, um grupo de trabalho e fizemos pelos menos três audiências públicas com sindicatos e a Prefeitura até chegarmos ao consenso de que era necessário um período experimental para avaliação da mudança”, explicou o vereador.
Após os testes, se o impacto no trânsito for positivo, as carretas só poderão trafegar pelo Centro nos horários determinados. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Nova Friburgo (Setcanf), Jackson Thedim, não recebeu bem a proposta de mudança no trânsito. “Não são os veículos de carga que causam congestionamentos, mas a falta de vias alternativas e também os ônibus municipais que precisam parar na rodoviária. Nós aceitamos a ideia da Prefeitura porque também queremos ver mudanças no trânsito, mas estimamos um impacto de apenas 5% com essa proibição”, disse o empresário.
A Prefeitura defende que a medida é importante porque Nova Friburgo recebe fluxo intenso na RJ-116 de carretas de cargas pesadas oriundas do Centro-Norte Fluminense, Região Metropolitana e também da capital. Outro argumento para a mudança no trânsito das carretas é o número de acidentes envolvendo esses veículos e também caminhões.
Segundo a concessionária Rota 116, foram registrados cinco acidentes com carretas no trecho entre Cachoeiras de Macacu e Macuco em 2014. Neste ano, o número quase dobrou: foram nove acidentes no trecho privatizado da rodovia. Em julho, por exemplo, uma jovem de 20 anos morreu depois que uma carreta carregada de cimento tombou na altura do quilômetro 71 da RJ-116, em Mury. No início de agosto, outra carreta que transportava bobinas de plástico tombou, mas, dessa vez, na Avenida Emil Cleff, no Bairro Ypu. O motorista sofreu ferimentos leves.
Multa para quem descumprir o decreto
Antes de 1º de dezembro a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana realizará campanhas para informar os motoristas e as empresas de cargas sobre a nova mudança no trânsito. Durante as três horas em que a proibição estiver em vigor na cidade — das 16h às 19h —, os motoristas das carretas poderão estacionar os veículos no recuo próximo à praça do pedágio, em Furnas, e também próximo ao posto da Ceasa, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis).
Ainda de acordo com a secretaria, os motoristas que forem flagrados circulando no horário proibido serão autuados de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Somente as carretas que tiverem autorização especial poderão transitar pela vias no período. Segundo o decreto municipal 219/2015, as empresas de carga e os motoristas que tiverem que passar pelo trecho no horário proibido devem pedir autorização à Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana com até 48 horas de antecedência. Os motoristas que descumprirem a determinação por motivo de força maior e forem autuados poderão entrar com recurso contra a multa.
Essa mudança no trânsito não é a primeira realizada este ano em Nova Friburgo. Em abril, as secretarias de Obras e de Ordem e Mobilidade Urbana começaram a alargar a Avenida Padre Roberto Saboia de Medeiros, em frente à Igreja Metodista, no Paissandu. No mês seguinte, o governo municipal proibiu, apesar das pressões, o embarque e desembarque de passageiros dos ônibus intermunicipais em pontos no Centro. E em agosto, foi feito o alargamento do lado direito em toda a rotatória da Praça Marcílio Dias. Um canteiro na descida do viaduto Geremias de Mattos Fontes também foi retirado para que motoristas que vem de Olaria possa passar pela Rua Nilo Peçanha (atrás do Superpão) para chegar ao Centro passando pela Rua Leuenroth.
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