Carnaval suspenso em Nova Friburgo

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Em respeito às centenas de mortos na catástrofe do último dia 12 e devido à necessidade da aplicação de recursos públicos na reconstrução do município, a Prefeitura de Nova Friburgo decidiu suspender a realização do Carnaval 2011, entre os próximos dias 5 e 8 de março. Porém, as agremiações (escolas de samba e blocos de embalo e enredo) que quiserem se apresentar nos dias de folia no centro da cidade serão autorizadas pela Prefeitura, mas não haverá pagamento de subvenção. Inicialmente estava previsto o repasse de R$ 42 mil a cada uma das cinco escolas de samba do município, e R$ 21 mil a cada um dos quatro blocos de enredo.

De acordo com a Prefeitura, se as escolas e blocos quiserem desfilar, não contarão com a montagem de arquibancadas, palanques, sistema de som e toda a infraestrutura do evento. Também não haverá bailes populares e concursos de fantasias organizados pela Secretaria Municipal de Turismo.

Ontem, 26, a diretoria da escola de samba Imperatriz de Olaria anunciou, inclusive com publicação de comunicado oficial nesta edição, que não desfilará este ano devido à catástrofe. Muitas quadras de agremiações carnavalescas no município, inclusive, têm sido utilizadas atualmente como abrigos e centrais de recolhimento de donativos para as vítimas da tragédia, sem contar que muitas escolas não puderam dar andamento aos preparativos para os desfiles.

O secretário municipal de Turismo de Nova Friburgo, José Mota, pretende, contudo, se reunir futuramente com o prefeito em exercício, Dermeval Barboza Moreira Neto, e a Liga Independente das Escolas de Samba de Nova Friburgo (Liesbenf), para estudar a hipótese de realização de um carnaval fora de época, em maio ou em outubro, marcando a “recuperação” da cidade.

Em entrevista esta semana a uma emissora de rádio local, Mota observou que o tradicional festival de chope de Blumenau-SC, o Oktober Fest, realizado anualmente em outubro, surgiu do esforço daquele município catarinense em se reerguer após uma tragédia climática. “Nova Friburgo poderá valer-se deste artifício e, quem sabe, criar uma nova alternativa turística com um carnaval fora de época, que pode dar certo e ser mais um atrativo em nossa grade de eventos”, destacou. Mota também lembrou que o calendário oficial de eventos turísticos de Nova Friburgo só será retomado a partir de 3 de abril, um domingo, com o show do pop sertanejo Luan Santana, inicialmente previsto para o próximo 27 de fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade