O cenário todo mundo já sabe que não pode ser outro: Nova Friburgo, cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro. Agora, a inspiração pode surgir também durante o Carnaval, já que as inscrições para o concurso de projetos para produção de curta-metragem do 1º Cineamor terminam somente na sexta-feira, 19 de fevereiro.
“O tema amor poderá ser explorado de diversas formas”, é o que espera Elizabeth Maldonado, diretora do Festival de Cinema a ser realizado de 4 a 13 de junho, em Nova Friburgo: “doce, delicado, sexy, polêmico, exagerado, passional, terno, agressivo, eterno, perdido, bandido, masoquista, sádico, épico, histórico, erótico, interesseiro, sábio, desconfiado, cínico, senil, infiel e tudo mais que a imaginação permitir”, completa.
Embora o evento tenha âmbito nacional, uma das propostas do Festival é também incentivar produtores e diretores de Nova Friburgo a inscreverem seus roteiros, além da utilização de mão de obra local para a produção dos curtas. E foi pensando desta forma que a direção do Cineamor e o Sebrae/RJ promoveram em 23 de janeiro uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais de Cinema, com a consultora Mércia Britto, no teatro da Usina Cultural Energisa.
Cerca de 50 pessoas participaram da oficina, das mais diferentes áreas, mas igualmente focados na elaboração de projetos de roteiros para curta-metragem: integrantes de núcleo de cinema experimental, roteiristas, produtores culturais, estudantes de Turismo e de Arte Contemporânea, literatos, advogado especializado em Direito Autoral, jornalistas, assistente social, diretores de teatro, pessoas ligadas à área de audiovisual, entre outras.
Os três melhores projetos de roteiros receberão cada um o valor de R$60 mil para empregar na produção do curta-metragem, que deverá ter entre 10 e 30 minutos de duração (formato digital e finalizado em DVCAM). Já a mostra competitiva, tratando do mesmo tema, o amor, premiará os dois melhores curtas com os troféus Coração de Ouro, que terá júri composto por profissionais e críticos de cinema, e Coração Mole, que contará com um júri popular.
Todos os detalhes e informações sobre os editais de participação são encontrados no site do 1º Cineamor: www.cineamor. com.br, assim como um formulário para cadastramento de profissionais de Nova Friburgo, que tenham interesse em fazer parte de um banco de dados a ser disponibilizado aos diretores e produtores vencedores do concurso, que terão que utilizar 50% de mão de obra local, conforme edital.
O 1º Cineamor - Festival de Cinema – tem o patrocínio da Energisa, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, e apoio institucional da Prefeitura de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário