Carnaval ainda divide as opiniões dos friburguenses

terça-feira, 17 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Lívia Assad

No segundo carnaval depois da catástrofe climática que atingiu Nova Friburgo, as opiniões sobre a possibilidade de haver desfiles e festas no município estão bastante divididas. Na segunda-feira, 9, A VOZ DA SERRA conversou com moradores que andavam pelas ruas do Centro para saber o que eles esperam do carnaval deste ano. Uma parte da população acredita que as comemorações poderiam servir para trazer ânimo ao povo. Outra parcela dos friburguenses defende que há, neste momento, prioridades mais urgentes na cidade.

“Vou trabalhar neste carnaval e, por isso, não poderei viajar. Desejo, primeiramente, que não chova e que a programação esteja interessante, para animar a população. Acho que a cidade precisa de atrações diferentes. Seria bom ter shows na praça, com bandas tocando músicas de carnaval. Também espero que o desfile seja legal.”

Fernanda Knupp, 21, balconista, Colonial 61

“Vou viajar, gosto sempre de passar o carnaval fora da cidade. Costumo aproveitar para visitar a família, pois, como eu trabalho, um feriadão é sempre uma boa oportunidade para ir. Não estarei aqui, mas desejo para Nova Friburgo um carnaval com bastante festa, já que no ano passado não teve nada.”

Edmundo Donato, 19, vendedor, Conquista

“Eu vou trabalhar normalmente durante o carnaval. Acho que não deveria ter festa este ano. A cidade sofreu muito com a enchente e há outras prioridades no momento.”

Aurélio Fernandes Barbosa, 48, açougueiro,Catarcione

“Ainda não tenho nenhum plano para o carnaval. Não sei se vou trabalhar, mas com certeza vou passar em casa, nada de viajar. Gostaria que houvesse festas, desfiles e shows na rua. Se tiver, aproveito e saio para zoar.”

Wesley Tobias, 18, estoquista, Varginha

“Não sei se vou viajar ou passar o carnaval aqui. Acho que a questão não é ter ou não ter festa. Para mim, o carnaval de Friburgo não é só uma festa e, sim, uma tradição em todo o país. Além disso, temos que pensar na renda que a festa gera através do turismo.”

Juliano Ferreira, 33, consultor, Olaria

“Estou desanimada, acho que não deveria ter carnaval na cidade. A população ainda está sofrendo muito. Acho um absurdo gastar dinheiro com festa porque os desabrigados estão precisando muito mais dessa verba.”

Marina Costa, 28, dona de casa, Mury

“Acho que a prioridade, neste momento, é a população. Depois de tudo que passamos, tem muita gente esperando até hoje por casas, por obras de contenção de encostas, pela dragagem do rio. Carnaval é importante, mas Friburgo precisa resolver coisas mais urgentes.”

Izabel Pinheiro, 56, aposentada, São Jorge

“Eu gosto muito de carnaval, quando estou aqui, sempre saio. Espero que, em 2012, tenha festa para alegrar o povo. As pessoas já estão muito tristes, sem carnaval seria ainda pior.”

Maciel Reis, 55, marinheiro de máquina, Centro

“Eu vou trabalhar durante o carnaval. Acho que não deveria ter nada em Friburgo este ano. Para gastar dinheiro com isso, é melhor gastar com casas populares. Tem muita gente passando necessidade por aqui.”

Cloude Flavio de Andrade, 39, cozinheiro, Centro

“Não tenho nada contra carnaval, mas acho que tem muita coisa precisando ser consertada nesta cidade. Melhor ver Nova Friburgo organizada do que ter carnaval com a cidade toda bagunçada.”

Elany Cristina da Cunha Tuntes, 45, dama de companhia, Braunes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade