Massificar a presença da força municipal de ordem urbana (Guarda Municipal, Autran, Departamento de Posturas e Defesa Civil) nos principais pontos de concentração de pessoas durante todo o período de Carnaval, seguindo um planejamento estratégico detalhado e cuidadosamente elaborado, foi a receita do sucesso conseguido pelo município na questão da segurança pública nos festejos.
“Com o comando em campo, orientando e tornando dinâmica a atuação de nossa força-tarefa, tivemos oportunidade de atuar diretamente na prevenção de delitos e conflitos”, afirmou o coronel Hudson de Aguiar Miranda (foto), superintendente da Autran e Comandante Geral da Força Tarefa de Ordem Urbana da Prefeitura.
O Carnaval 2009 foi o teste final da teoria proposta pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, segundo a qual o município pode e deve contribuir decisivamente para a segurança pública, desde que seja capaz de dispor seus organismos de ordem urbana sob um mesmo comando de forma a possibilitar o planejamento adequado e maximizar seus recursos.
“A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, diz nossa Constituição, Nova Friburgo está fazendo sua parte”, esclareceu o coronel Hudson.
Pelas avenidas e praças, o que se viu foi a atuação integrada de todos os órgãos da força-tarefa cobrindo todos os pontos, ora com rondas da guarda municipal, ora com ações do departamento de posturas (que proibiu, por exemplo, que garrafas de vidro fossem comercializadas pelos ambulantes e barracas tirando de circulação o que poderia ser utilizado com arma em conflitos), com a vistoria constante da defesa civil na segurança de arquibancadas, palanques e áreas de aglomeração, e a atuação decisiva da Autran, evitando que o caos se instalasse no trânsito por conta das interdições de vias, tráfego de alegorias e grande quantidade de pedestres transitando.
Atuando preventivamente e de forma auxiliar na segurança pública, provou-se que é possível colaborar com a polícia do estado liberando seu efetivo para agir em ocorrências de maior potencial ofensivo. Este é um dos principais objetivos da proposta da nova Secretaria Municipal de Ordem Urbana.
A meta, segundo o governo, é melhorar significativamente a qualidade de vida do friburguense, aumentando sua sensação de segurança. Em segundo lugar, atrair e fidelizar o turista para Nova Friburgo, uma vez que, segundo estudos da indústria do turismo, ele só volta a uma cidade em que se sente seguro e onde perceba ordem e organização urbana.
“A vocação turística de Nova Friburgo, com sua natureza exuberante, é clara. O que falta é investir nesse patrimônio dotando-o de infraestrutura, de ordem e de segurança para que os recursos dos turistas venham fortalecer a economia de nossa cidade”, finalizou o coronel Hudson.
Deixe o seu comentário