Carga e descarga liberadas em Friburgo

Medida visa a facilitar reabastecimento: caminhões que conseguirem furar bloqueios terão livre acesso
segunda-feira, 28 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Prateleiras vazias nos mercados (Foto: Alerrandre Barros)
Prateleiras vazias nos mercados (Foto: Alerrandre Barros)

 

A greve dos caminhoneiros já dura uma semana e ainda não há previsão para que tudo volte à normalidade. Enquanto isso, há dificuldades em todos os setores devido ao desabastecimento. Neste fim de semana, diversas linhas de ônibus urbanos deixaram de circular. Nesta segunda-feira, 28, o diretor da Faol, Paulo Valente, confirmou que uma carreta de óleo diesel chegou à garagem da empresa, no distrito de Conselheiro Paulino, sob escolta policial, o que garantiu o abastecimento de muitos coletivos. Valente garantiu que esse reabastecimento vai permitir que 75% da frota estejam nas ruas nesta terça, 29, e quarta, 30, operando, no entanto, com os horários de sábados.

Os mercados, apesar de terem um estoque razoável de alimentos, já amargam a falta da reposição de legumes, verduras, leite, entre outros produtos. O gás de cozinha está em falta no município.

A situação ainda pode piorar, pois está prevista uma greve dos petroleiros, por pelo menos três dias, a começar nesta quarta-feira, 30.

A seguir, os reflexos do oitavo dia da greve nacional dos caminhoneiros em Nova Friburgo:

Comitê de crise

Em reunião na manhã desta segunda-feira, 28, o prefeito Renato Bravo criou um comitê de crise para garantir a manutenção de serviços básicos à população enquanto durar a greve. O comitê é composto também pelas secretarias de Saúde, Educação, Obras, Ordem e Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Governo, Agricultura, Defesa Civil, Recursos Humanos e Comunicação Social. De acordo com o Executivo friburguense, a reserva de combustível da prefeitura vai conseguir atender as demandas emergenciais nos próximos dias.

Carga e descarga liberadas

Os caminhões que chegarem a Nova Friburgo poderão realizar operações de carga e descarga fora do horário permitido, até que o abastecimento do comércio, empresas e indústrias se normalize. 

Educação

As aulas estão suspensas em todas as unidades da rede munipal de ensino nesta terça-feira, 29. Sobre o funcionamento das escolas na quarta-feira, 30, as orientações ainda serão definidas. Entre os colégios particulares, Nossa Senhora das Mercês, Anchieta, Nossa Senhora das Dores, Pensi, e Modelo também suspenderam as aulas, podendo voltar somente na próxima segunda-feira, em virtude do feriado de quinta.  As faculdades Estácio de Sá, Uerj, UFF, Candido Mendes e Cefet suspenderam as atividades até o fim da greve. 

Saúde

O Hospital Municipal Raul Sertã, o Hospital Maternidade e as Unidades Básicas de Saúde estão funcionando normalmente. Apenas as cirurgias eletivas (agendadas) foram suspensas de forma a dar prioridade aos procedimentos de urgência e emergência. A hemodiálise está funcionando com sessões reduzidas, de quatro para três horas, sem prejudicar os pacientes. Também já foi determinado que a prefeitura vai viabilizar o transporte de profissionais da área de saúde, considerados imprescindíveis para o bom andamento do setor, como médicos e enfermeiros, por exemplo que estejam com dificuldade de deslocamento em função da paralisação dos caminhoneiros. Vale destacar que todo o combustível disponível na prefeitura será utilizado prioritariamente para atender ao setor de saúde do município.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Greve
Publicidade